Eu estava navegando na seção de fãs de filmes e TV recentemente e descobri que todos estavam conversando animadamente sobre os padrões de classificação. Como revisor de jogos, estou aqui para me divertir. Vou pegar como exemplo o “Archer Fortress” que joguei recentemente e falar sobre como costumo avaliar os jogos.
Muitas pessoas pensam que as classificações dos jogos são apenas uma questão de “se é divertido ou não”. Mas, no meu caso, estou acostumado a dividir isso em quatro dimensões: gráficos, jogabilidade, monetização e interação social. Cada dimensão é avaliada separadamente e, finalmente, é dada uma pontuação abrangente, para que a recomendação possa ser mais confiável.
Vamos falar sobre a imagem primeiro. “Archer Fortress” não segue uma rota realista, mas um tiroteio de defesa de torre que é mais no estilo cartoon da versão Q. Os efeitos especiais de castelos, arqueiros e flechas voadoras são todos muito limpos e organizados, as cores são altamente saturadas, mas não deslumbrantes, e o layout da IU também é claro. Para um jogo de tamanho pequeno, os gráficos não ficam atrás, e até mesmo o feedback quadro a quadro quando algumas flechas atingem é bastante impressionante. Dou 7 pontos, não é incrível, mas é confortável.
A jogabilidade é o núcleo. "Archer Fortress" é essencialmente uma combinação de defesa de torre e tiro. Existem várias posições de arqueiros em sua torre, e você precisa mirar manualmente em partes importantes do castelo inimigo, como portões da cidade, torres de flechas e posições de arqueiros, e organizar a ordem de foco do fogo de forma adequada. Ao contrário da defesa de torre puramente automática, requer um pouco de operação, especialmente porque as flechas voam em uma parábola, então você tem que calcular o tempo de espera. Este design “semiautomático e semimanual” torna o ritmo de combate tenso sem ser agitado. O design de níveis também possui um gradiente. A estrutura do castelo inimigo torna-se mais complexa à medida que você sobe, e haverá até diferentes tipos de tropas saindo da muralha da cidade para interferir em você. A curva de dificuldade é relativamente razoável e não há nenhum obstáculo que o obrigue a gastar mais tempo para superá-lo. Posso dar 8 pontos pela dimensão da jogabilidade. Tem profundidade estratégica, bem como sentimento e entusiasmo.
Vamos falar sobre ouro criptônio. Deve ser mencionado aqui que o modo de carregamento é 0, o que significa download gratuito. Mas os jogos grátis sempre têm compras no aplicativo, certo? As compras no aplicativo de "Fortaleza do Arqueiro" são principalmente aceleração de moedas de ouro e skins de arqueiro, bem como uma pequena quantidade de reposição de resistência. Joguei por uma semana e descobri que consigo avançar normalmente sem gastar dinheiro, e a velocidade de acúmulo de recursos é do tipo “jogar devagar”. A pele não afeta o valor numérico, é puramente aparência. No entanto, o sistema de resistência limita o jogo contínuo. Se você quiser correr de uma só vez, terá que esperar o tempo ou comprar resistência. Juntos, não é um jogo feio para ganhar dinheiro, e é normal que grupos sem Krypton experimentem o enredo principal completo, mas jogadores sérios podem achar isso muito lento. Dou a esta dimensão uma pontuação de 6,5, o que é bastante consciente.
Finalmente, existe a interação social. Atualmente não há interação social forçada neste jogo, e todos os jogadores principais desempenham seus próprios papéis. Existe uma lista simples de classificação de amigos, onde você pode ver as estrelas de liberação de seus amigos e o nível atual do castelo, e você também pode dar pequenos presentes em troca de alguns recursos. Semelhante à atmosfera na área de cinema e TV, onde todos discutem o enredo, os jogadores da comunidade do jogo compartilharão espontaneamente suas experiências sobre o ângulo de mira de um determinado nível. Mas o jogo em si não possui modos cooperativos ou versus em tempo real, o que pode ser um pouco monótono para quem gosta de emoção. Só posso atribuir 6 pontos à dimensão social, o que é melhor do que nada.
No geral, “Archer Fortress” pontua cerca de 7 pontos no meu sistema de classificação. Não apresenta avanços particularmente explosivos, mas a jogabilidade é divertida e não entediante, e a experiência gratuita não é humilhante. Se você é fã de Tower Defense ou deseja encontrar um jogo para usar seu cérebro em alguns momentos, eu o recomendo. Se você vier aqui para interação multijogador em grande escala ou gráficos de alta qualidade, poderá ter expectativas mais baixas.
Esta é a minha lógica de pontuação como revisor: os gráficos olham para a sinceridade da arte e a adaptação do desempenho, a jogabilidade olha para a sensação operacional e a profundidade estratégica, o ouro criptônio depende do limite de pagamento e da justiça, e as interações sociais olham para o valor interativo e a aderência a longo prazo. Cada item é pontuado individualmente e juntos dão uma visão completa do jogo. Ao discutir classificações de jogos no futuro, você também pode deixar os padrões claros e não apenas jogar fora "diversão" ou "lixo". 😄