Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, economizei o dinheiro do café da manhã e comprei um GBA usado. Todos os dias, depois da escola, eu me sentava no canto do parquinho e jogava jogos de batalha online no estilo pixel com meus melhores amigos. Naquela época, a tela estava cheia de mosaicos, mas os dedos que seguravam a máquina estavam quentes. Mais tarde, mudei para o PSP e fiquei obcecado pela jogabilidade de controlar tanques para colidir uns com os outros em um pequeno mapa. Embora a imagem fosse simples, a tensão e a excitação me fizeram rir alto quando penso nisso agora - minha juventude foi transformada em uma memória botão após botão.
Até ontem eu estava entediado e navegando na app store, e quando vi esse jogo chamado “Chainsaw Super Mecha”, fui imediatamente atraído pela combinação de “motosserra” e “mecha”. Baixei e joguei por meia hora. Como posso dizer... É como a fita cassete pirata que eu secretamente economizei para comprar quando era criança, e de repente parece um verdadeiro remake em alta definição. A juventude está de volta! 🎮
Vamos primeiro falar sobre a diferença mais intuitiva em comparação com aquelas obras antigas jogadas antes em consoles portáteis. É “leve”. No passado, as batalhas mecânicas no GBA eram extremamente complicadas de operar. Você tinha que memorizar movimentos e gerenciar medidores de energia. Você também teve que memorizar as teclas digitadas por muito tempo antes de lutar contra os humanos. Este jogo é uma jogabilidade IO. Você pode controlá-lo com uma mão na tela vertical. Você pode escolher um mecha e entrar correndo. Você pode atacar o carro ao vê-lo e se esconder ao ver a serra. Não há necessidade de nenhum truque complicado. Uma pessoa deficiente como eu, que naquela época sofria abusos no PSP e tinha dúvidas sobre a vida, agora consegue entrar entre os primeiros no Brawl. Essa mudança é realmente emocionante.
O estilo de pintura também mudou com o tempo. No passado, os consoles portáteis eram todos blocos de pixels, e os mechas pareciam blocos de construção empilhados, e todos os detalhes eram concluídos por meio de brainstorming. Agora este tem um estilo vertical simples, com uma imagem limpa e organizada. O formato do mecha é cheio de ficção científica, mas se você olhar de perto, tem um toque retrô. Eu sei que alguns jogadores antigos podem não gostar dele, pois "não é hardcore o suficiente", mas para mim posso ver o tipo de "super mecha" que imaginei naquela época rodando de forma flexível na tela do meu celular. Mesmo que a operação seja simplificada, o entusiasmo em meu coração ainda aumenta.
O aspecto da jogabilidade que mais me irrita é o sistema de modificação do tanque. No passado, as modificações nos jogos portáteis consistiam basicamente apenas em alterar a cor ou adicionar valores. Ao contrário do conjunto atual, cada componente afeta o combate real - se você substituí-lo por uma cabeça de serra elétrica, ele realmente trará faíscas e relâmpagos por todo o caminho, se você substituí-lo por uma armadura pesada, ele pode resistir ao combate corpo a corpo. Para conseguir um tanque "Saw Blade Flow" ontem à noite, passei uma hora comprando peças. A satisfação de atualizar meu carro sozinho é honestamente melhor do que a sensação de realização de decifrar o arquivo e acessar diretamente o corpo oculto. Afinal, salvei passo a passo.
Claro, também existem coisas que não são adequadas para você. Antigamente, nos conectávamos através de um cabo conectado ao GBA, e xingávamos e ríamos cara a cara. Agora, embora possamos encontrar pessoas de todo o mundo a qualquer momento, falta-nos a alegria de ter alguém ao nosso redor dando tapinhas em nossas coxas. Além disso, no modo gratuito dos jogos para celular modernos, sempre há lembretes de pacotes de presentes aparecendo de vez em quando. Em comparação com o sistema de aquisição do passado, há sempre uma lacuna entre “cerrei os dentes e comprei, mas agora estou tentando persuadi-lo a gastar dinheiro”. Mas, felizmente, adereços e armas podem ser produzidos através do fígado, por isso, como jogador de prostituição gratuita, não poderei jogar.
Para ser honesto, este "Chainsaw Super Mecha" não é uma obra-prima, é apenas um jogo io relaxante e casual. Mas a sua existência é como me lembrar: aquelas eras que não podem ser totalmente transportadas pelo GBA/PSP mudaram de forma e continuam a bater nos telemóveis. Cada vez que eu derrubava um tanque neste jogo, era como compensar pela última vez que não consegui passar de nível.
Irmãos e irmãs, se vocês já brincaram com um mecha sob o crepúsculo de um dispositivo portátil, é melhor fazer o download e experimentar. Não espere muito, apenas pense nisso como mais um reencontro com um velho amigo. Enfim, meu estado atual é - segurar o celular, levantar os cantos da boca, murmurar “Essa serra cheira a algo ruim”. A juventude sempre voltará para você silenciosamente em um determinado pixel ou efeito especial. 😎