Vamos falar primeiro da conclusão: essa onda de atualizações, superficialmente, adiciona garagens, peças e propulsores, mas na verdade transforma o jogo de corrida original de “fluxo de operação puro” em um confronto bidimensional de “desenvolvimento de estratégia + jogo em tempo real”.
Todos os jogadores antigos deveriam saber a que se comparava o "Mountain Racing" anterior? É o controle do acelerador e o controle do centro de gravidade. A operação com dois botões parece simples, mas quem consegue manter a carroceria estável em estradas esburacadas e quem consegue acumular potência com antecedência antes da encosta íngreme pode ser mais rápido em alguns décimos de segundo. Naquela época, a competição girava em torno da memória muscular e da proficiência na pista, um pouco como a sensação definitiva de “derrapagem lateral” em um kart de corrida.
Mas com esta nova versão a situação mudou completamente.
A adição do sistema de garagem e dos cartões de peças torna o próprio “carro” uma variável. No passado, todos dirigiam o mesmo carro básico e a competição tratava apenas de habilidades de direção. E agora? O ângulo da suspensão, a aderência dos pneus e a curva de potência do motor que você modificar afetarão diretamente seu desempenho em diferentes terrenos. Isto significa que a corrida começa antes da linha de partida. Quais peças você traz, quer você se concentre na aceleração ou na velocidade máxima, seja para melhorar a estabilidade do salto ou a eficiência de combustível, essas escolhas determinam diretamente o seu estilo de corrida.
Em outras palavras, a atualização da versão transformou a “seleção de carros” e o “tuning” no primeiro elo da competição. Tenho observado que muitos jogadores veteranos não se adaptam a essa mudança porque estão acostumados a um ritmo fixo para correr cada declive. Os novos jogadores podem não ser tão delicados nas suas operações, mas desde que as peças sejam devidamente combinadas, como aumentar a gama de velocidades onde a turbina intervém, podem vencer jogadores experientes em algumas rectas longas.
O que é mais crítico é a jogabilidade do propulsor. Este design é muito "resposta versionada". Parece muito emocionante atingir uma velocidade superalta em um segundo, mas na competição, o momento do lançamento é uma ciência. Se você soltar a hélice antes de subir uma colina, poderá perder aderência diretamente devido à gravidade; se você soltá-lo no momento em que desce para chegar a uma estrada plana, esse é o verdadeiro início da ejeção. E os propulsores têm limitações de refrigeração ou energia, certo? Isso obriga todos a fazerem “gerenciamento de recursos”. No passado, quando eu estava participando de uma corrida, minha mente só pensava em "como me segurar na próxima ladeira", mas agora também tenho que pensar em "para qual curva devo guardar minha hélice na terceira volta para aumentar a distância?"
Essa mudança, para ser franco, coloca o conceito de “CD de habilidade” em jogos MOBA em um jogo de corrida. Pode-se dizer que aumenta o entretenimento, mas do ponto de vista competitivo, alonga a cadeia tática e aumenta o peso da tomada de decisão de cada volta. No passado, era uma punição de “decisão final” para erros de direção, mas agora é um jogo de operação de recursos “interligado”.
Além disso, as configurações da pista da montanha-russa e da pista da galáxia também são bastante interessantes. Isto não é simplesmente uma mudança de pele, mas uma mudança na lógica subjacente do julgamento físico. A pista da montanha-russa tem força centrípeta contínua e o ângulo de inclinação do seu corpo deve ser ativamente adaptado, caso contrário você será jogado para fora pela força centrífuga, não importa o quão rápido você vá. Sem mencionar a pista do Galaxy. Em um ambiente de baixa gravidade, com a mesma altura do chassi e dureza do amortecedor, o feedback do impacto na aterrissagem é completamente diferente. Isso exige que os jogadores reajustem seu plano de peças para diferentes ambientes de pista.
Do ponto de vista da análise dos e-sports, o maior impacto da atualização da versão é que a barreira da experiência foi enfraquecida. No passado, um piloto veterano com 5.000 jogos podia fazer curvas com os olhos fechados. Agora, se ele não atualizar a configuração de sua garagem e estudar os parâmetros físicos da nova pista, ele poderá ser pressionado contra o chão e esfregado por um novo “data party” que estudou minuciosamente a combinação de peças e cartões. Por outro lado, os jogadores que conseguem manter uma operação de alto nível enquanto entendem rapidamente o mecanismo da versão e sabem como mudar suas ideias de ajuste em diferentes faixas podem realmente ampliar a lacuna.
Acho que esta é uma transformação profunda e bem-sucedida dos esportes competitivos. Isso não muda a sensação básica. A operação de dois botões ainda é o núcleo, mas a cobrança, a correspondência e o planejamento estratégico estão sobrepostos a isso.Assim como uma versão no KPL mudou um certo herói da selva para exigir superposição passiva para jogar o mecanismo, isso fará com que algumas pessoas que só entram no jogo sem pensar saiam do jogo, mas jogadores que realmente entendem de ritmo e tempo encontrarão novas maneiras de dominar.
Claro, também estou preocupado com o equilíbrio. Atualmente, a receita dos propulsores é obviamente maior em algumas fotos, principalmente naquelas pistas com retas longas e muitas retas. Quem acumular energia suficiente primeiro quase vencerá. Espero que as versões subsequentes possam reduzir o desempenho dos propulsores para diferentes categorias de pista ou adicionar atributos de restrição mútua aos cartões de peças, como "revestimento antipropulsão". Caso contrário, todas as competições serão “para ver quem consegue posicionar os propulsores de forma mais estável”, e o espaço operacional será comprimido.
Resumindo, essa onda de atualizações reacendeu o velho cão de corrida que há em mim. A era passada de confiar apenas na reação e na proficiência já passou. Agora, "Mountain Racing" é mais como uma simulação dupla de "piloto + engenheiro". Se você deseja obter pontos mais altos, não pode ser apenas uma máquina de teclado, tem que pensar como um verdadeiro comandante de frota.
Por fim, deixe-me ser honesto: jogadores que gostam da nova versão não entrem em pânico. Há muitas peças e cartões doados. Vamos reunir um conjunto de chassis “resistentes a colisões” para correr na pista africana. É muito estável. Pilotos veteranos, parem de segurar seu livro de mérito e vão trocar de garagem rapidamente, caso contrário serão realmente ultrapassados pelo novo “Purple Turbo” na próxima temporada.
Corra, não deixe a versão te deixar para trás. 🏁