图片
Ainda me lembro da época de estudante, economizando o dinheiro do café da manhã só para ir à lan house e jogar às escondidas um pouco de "Zhuxian" ou "Fantasy Westward Journey". Naqueles tempos, os jogos de xianxia eram correr pelos mapas até cansar, passar a noite enfrentando monstros, os amigos gritando no chat de voz "cura, cura", e ficar triste por uma semana quando um equipamento caía... Esse senso de conquista que se desenvolvia lentamente parece difícil de encontrar nos jogos móveis de hoje em dia.
Recentemente, um amigo insistiu que eu entrasse no "Qingyun Zhuan" para jogar, dizendo que era o "topo dos jogos de imortalidade nacionais". Quando ouvi esse nome, primeiro levantei uma sobrancelha — será que os jogos móveis de hoje em dia têm tanta ousadia para nomear assim? Mas já que eu instalei, resolvi abrir com a mentalidade de "ver o que você está tentando fazer".
A qualidade das imagens realmente não deixa a desejar, a visão em 3D pode ser girada livremente, e ao usar habilidades a tela inteira se ilumina, os efeitos visuais parecem não ter custo algum, a tela inteira fica cheia de “swoosh swoosh swoosh” e “boom boom boom”. Comparado aos personagens de pixel da época, é como se fosse outro mundo. Lembro que naquela época, jogando versões 2D em cyber cafés, ao usar uma habilidade, no máximo a tela tremia um pouco, nada se comparava ao nível de poluição visual de hoje. Curiosamente, ao olhar para essas espadas e brilhos voando pelo céu, minha mente automaticamente lembra a tensão de quando duelava com outros jogadores no mapa aberto, controlando posição, movimentação e tempo de recarga das habilidades. Hoje, em "Qingyun Zhuan", com um clique você pode fazer o auto-hang, auto-caminho e auto-combate, liberar as mãos é mesmo conveniente, mas aquela sensação de operação manual, passo a passo na ardua jornada de cultivação, parece ter sido suavemente contornada pelo combate automático.
Vamos falar sobre esse “seis níveis de mudança de profissão de sonho” e o “milênio da grande baleia”... Caramba, nos jogos que eu jogava quando era jovem, mudar de profissão era um grande evento, precisava fazer uma longa série de missões e ainda derrotar um chefe super difícil; ao mudar de profissão, eu realmente me sentia um “espadachim imortal” ou um “senhor das trevas”, até andar parecia fabuloso. E hoje? Basta apertar um botão, mudar de profissão à vontade, até o visual é totalmente personalizável, e as asas são tão grandiosas que cobrem metade da tela. E aquele “capturar a grande baleia”... eu fico olhando a criatura brilhante na tela, mas na minha mente lembro quando em Pokémon Ruby e Sapphire eu apertava freneticamente as setas na grama para encontrar um Pokémon raro. Hoje em dia, o “capturar” é mais como abrir uma janela e tirar uma carta; se você consegue, é uma surpresa, se não, é só gastar mais dinheiro... Ah, não posso falar muito, senão vão pensar que estou criticando este jogo.
Na verdade, eu não estou dizendo que "Qingyun Zhuan" seja ruim — seus gráficos, sistema e recursos sociais são realmente muito mais refinados do que aqueles "mosaicos" que jogávamos na época. Casais cultivando imortalidade, encontros de guilda, funcionalidades tantas que deixam a gente tonto. Mas isso é justamente o que diferencia uma recriação moderna de um jogo clássico: naquela época jogávamos uma "aventura", uma exploração do desconhecido, uma batalha lado a lado desajeitada, mas sincera; agora jogamos uma "gestão", um acúmulo de valores, um crescimento mais rápido sob uma aparência deslumbrante.
É como quando eu era criança e comia salgadinhos apimentados, cada um custava um centavo, eu dividia com o colega de mesa e achava que era a melhor delícia do mundo. Agora, os supermercados estão cheios de petiscos caros e variados, o sabor talvez seja mais refinado, mas nunca mais consigo sentir a expectativa daquele momento em que o sinal da aula tocava. Em "A Lenda de Qingyun" eu posso derrotar monstros com um clique, montar em criaturas divinas e vestir os trajes mais incríveis, mas ainda assim sinto que falta algo. O que falta? Provavelmente aquela ingenuidade da juventude, a alegria de ficar feliz por horas só de subir de nível.
No entanto, falando nisso, mesmo voltando a jogar aqueles jogos antigos agora, não conseguimos recuperar a sensação de antes. Talvez o que nós sentimos falta não seja do jogo em si, mas daquele eu de antigamente que tinha paciência, entusiasmo e estava disposto a passar a noite toda para conseguir uma "joia rara". Então, de vez em quando jogar 《青云传》 e reviver no celular um xianxia automatizado também é bom — pelo menos me faz lembrar que eu também já fui um jovem sonhador no mundo dos xianxia. Que cada jogador antigo possa, de vez em quando, encontrar um sopro de sua juventude nos coloridos jogos mobile de hoje em dia. 😌
(Ok, não vou falar mais, vou dar uma olhada em como funciona o 'cultivo de casal' neste jogo... talvez eu realmente consiga recuperar um pouco daquela emoção de antigamente😏)