图片
Para ser sincero, quando vi o jogo para celular “Dawn Survival”, fiquei chocado por um momento e depois não pude deixar de rir. Ainda me lembro da época em que joguei “Parasite Eve” e “Resident Evil” no PSP. É difícil para os jovens de hoje compreenderem a tensão de carregar uma unidade de CD-ROM e ouvir o som da leitura do disco. A sobrevivência apocalíptica naquela época era um crepúsculo sangrento no estilo pixelado, e os zumbis eram apenas alguns mosaicos em movimento, mas ainda estávamos com tanto medo que nossas palmas ficaram suadas.
"Dawn Survival" é um jogo para celular com o tema de sobrevivência em um terreno baldio do Juízo Final. A jogabilidade realmente absorveu muito da essência do clássico tiro de fuga. Mas se você realmente quiser compará-lo com nossas antiguidades antigas, a diferença é enorme. Ainda me lembro da versão clássica daquele ano. Os recursos eram escassos, as balas tinham que ser contadas uma a uma e até a troca de carregadores tinha que ser calculada com cuidado, com medo de que um zumbi aparecesse repentinamente no canto. E as atuais réplicas de jogos para celular? Você recebe um conjunto de equipamentos legais no início. Quando os zumbis chegam, você clica e desliza os botões. A mira automática e os efeitos especiais das habilidades são ótimos. No entanto, o realismo emocionante a cada passo sempre parece que falta algo.
Mas, dito isso, os jogos para celular também são melhores que os jogos para celular. Agora você pode entrar no mundo apocalíptico ligando seu celular. Não há necessidade de conectar a TV primeiro e depois inserir a fita, ou se preocupar com a descarga da bateria do arquivo como antes. Além disso, “Survival of the Dawn” incorpora elementos como casais de mãos dadas e cerco do Juízo Final, o que de fato está mais de acordo com o gosto dos jogadores atuais. Tentei jogar por um tempo e, quando vi a familiar cena do cerco de zumbis, de repente me lembrei de quando joguei em duplas com meu irmão. Nós dois nos aglomeramos em frente à pequena tela do computador de mão e discutimos por muito tempo sobre uma garrafa de suprimentos - esse tipo de constrangimento acabou sendo um jovem tão precioso.
O que mais me impressiona é a qualidade da imagem. As telas dos celulares de hoje são tão delicadas que você pode ver claramente cada pedaço de carne podre no rosto de um zumbi. Os efeitos de partículas de luz e sombra estão completos e a explosão parece fogos de artifício. Mas ainda sinto falta da tela retroiluminada do GBA daquela época. A tela tinha uma forte tonalidade de cores, mas brilhava com uma leve vitalidade verde no escuro. Naquela época, ao jogar Doomsday Escape, não buscávamos impacto visual, mas contávamos com a imaginação para completar o medo entre aqueles pixels. Cada vez que nos virávamos, parecia que estávamos realmente correndo contra a morte.
O tiroteio em ritmo acelerado em “Survival of the Day” é realmente emocionante, e a sensação opressiva quando os zumbis atacam é tão tensa quanto na obra-prima clássica. Mas a versão remasterizada sempre ajustará a dificuldade à zona de conforto, encontrará caminhos automaticamente e fortalecerá com um clique, com medo de você desistir depois de morrer algumas vezes. Naquela época, quando jogávamos a sobrevivência radical, quem não morreu cento e oitenta vezes antes de encontrar uma maneira de sobreviver? A sensação de realização naquela época não pode ser proporcionada pela liberação com um clique agora.
É claro que os tempos estão mudando e os jogos precisam mudar com eles. Como uma pessoa nostálgica, ainda estou disposto a dar uma chance a este novo jogo. Afinal, no momento em que pude ver o deserto do Juízo Final novamente em meu celular e ver os zumbis correndo em minha direção, um pequeno fogo acendeu em meu coração. Talvez o que eu sinta falta não seja apenas daqueles jogos antigos, mas também do menino que não dormia enquanto assistia o aparelho portátil.
Se você, na frente da tela, experimentou o desespero do Juízo Final em seu dispositivo portátil, você pode tentar "Dawn Survival". Não há necessidade de comparar se é melhor ou os clássicos, basta pensar que estamos utilizando uma nova forma de reentrar no mundo que faz nosso coração bater mais rápido. Após o fim, a civilização recomeça, e a nossa juventude ainda partirá novamente neste deserto. 😌