Sem querer me gabar, os gráficos dos jogos para celular hoje em dia estão cada vez mais requintados, mas às vezes instalo um novo jogo e quero excluí-lo depois de jogá-lo por menos de dez minutos. Não sei por que, mas sempre falta a energia de “você pode descobrir isso a noite toda se ficar preso em um nível” naquela época. Eu estava navegando no fórum hoje e vi esta seção, e de repente me lembrei de um Nokia antigo e do filme “O Romance dos Generais da Família Yang” que li secretamente inúmeras vezes nas aulas.
Para ser honesto, se você olhar para este jogo hoje, a imagem provavelmente é grosseira no nível de pixel, mas na tela de Saipan daquela época, a fileira de generais Yang estava na frente da formação, com as pontas de suas lanças apontando para fora. Pude ver o ímpeto de milhares de soldados😄. O jogo é um xadrez de guerra estratégico padrão, com uma grade baseada em turnos. Cada nível presta atenção ao posicionamento, movimento, tempo de habilidade e contenção de tropas. Não é o tipo de coisa que pode ser aprovada sem pensar. Todos conhecemos a história dos generais da família Yang, mas quando realmente começamos a jogá-la, percebemos o que é uma “batalha sangrenta” - os soldados Liao nos cercaram em ondas e havia cada vez menos pessoas ao nosso redor que podiam se mover, o que era frustrante e frustrante. Especialmente quando se trata da cena em que Pan Renmei estava tropeçando nos bastidores, lembro-me claramente de ter lido a cena sete ou oito vezes e de organizar as tropas até meia-noite. Finalmente, mandei Yang Laolinggong para a frente e observei-o não cair, e então dei um suspiro de alívio.
Naquela época, não existiam batalhas online, batalhas automáticas e varreduras com um clique. Todos usaram os dedos para cutucar com precisão a tela resistiva. Ocasionalmente, eles acidentalmente tocavam nele e batiam nas coxas de raiva. Mas é esse sentimento de “cada passo conta” que faz com que as pessoas se lembrem disso como se estivessem mastigando azeitonas. Todos os generais da família Yang têm personalidades próprias, alguns são capazes de resistir, alguns são capazes de longo alcance e até mesmo suas habilidades passivas são excelentes. Se você treinar os candidatos certos, será realmente fácil na fase posterior. Pensando nisso agora, não foi fácil construir tal sistema de estratégia sob esse tipo de condições de hardware.
Não há cobrança para este jogo e parece-me que não há compras no aplicativo. É um jogo limpo e depende apenas da jogabilidade. Mais tarde, também procurei jogos de xadrez de guerra para celular semelhantes no Android. Ou eles tiraram cartas que me fizeram duvidar da minha vida, ou ficaram tão presos devido a limitações físicas que tive que me esforçar para ficar online, mesmo que quisesse empurrar uma foto corretamente. Não é nada como “O Romance dos Generais da Família Yang” daquela época. Eu poderia carregá-lo no bolso e terminá-lo continuamente em três minutos entre as aulas. O desenvolvedor é Chengdu Xinyue Huyu. Para ser honesto, eu realmente não prestei atenção na época, mas olhando para trás agora, esse tipo de equipe pequena que não é impaciente e realista na jogabilidade se tornou uma espécie rara no mercado atual.
Há alguns dias, vi a notícia de que os jogos para celular hoje em dia costumam usar arenas de batalha e correm para competir sem aprimorar a jogabilidade. Enquanto observava, balancei a cabeça, lembrando-me novamente da era dos “Generais da Família Yang”. Um jogo de xadrez independente, sem sistemas sociais sofisticados, sem check-ins diários e sem cartões mensais pagos. Ele fica perfeitamente no meu telefone e ficou comigo por vários semestres.
Algumas pessoas podem pensar que meu filtro de nostalgia é muito grosso e que não sou lisonjeiro nem negro. Admito que isso é parcialmente verdade. Mas se você realmente estivesse debaixo da mesa ou debaixo da colcha, operando pessoalmente Yang Jiye para resistir ao ataque do exército Liao pouco a pouco, você entenderia a sensação - não é que os gráficos sejam incríveis ou os efeitos sonoros sejam ótimos, é que você assistiu um grupo de heróis cerrando os dentes e aguentando em tempos difíceis, e você mesmo, como eles, deve ser tão calmo e calculado quanto eles. Este é provavelmente o encanto de um bom jogo. Mesmo depois de mais de dez anos, ainda me sinto aquecido quando penso nisso ocasionalmente. 😌
Sem falar que quase esqueci que ainda tenho um simulador Symbian no meu celular. Irei ao campo da escola esta noite para ordenar alguns soldados. Eu me pergunto se mais alguém se lembra do rosto de Pan Renmei?