图片
Quando a Nokia ainda conseguia quebrar nozes, joguei vários jogos Java no sistema Symbian. Naquela época, o homenzinho pixel ficava preso enquanto corria, mas simplesmente não achava divertido. Mais tarde, os smartphones se tornaram populares e eu joguei cada vez mais jogos para celular, e os gráficos tornaram-se cada vez mais sofisticados, mas sempre senti que faltava alguma coisa.
Até conhecer o "Vírus Ares".
Não vou me gabar disso, mas quando este jogo foi lançado, eu apenas tentei casualmente. Afinal, vimos muitos temas de sobrevivência pós-apocalípticos. "Fallout" e "Metro Exodus", qual não é uma obra-prima 3A? Mas Celadon, um desenvolvedor em Xiamen, realmente me impressionou.
Para ser sincero, quando abri o jogo pela primeira vez, pensei que tinha voltado à sensação de jogar numa consola portátil há dez anos. Esse tipo de imagem 2D aérea, juntamente com a desoladora música de fundo do apocalipse, inexplicavelmente me lembra da época em que eu estava escondido na cama tocando secretamente "Broken Land". Mas o “Vírus Ares” é muito mais “humanitário” do que aquelas antiguidades. Você tem que encontrar comida, fabricar armas e até aprender a curar suas próprias feridas. Quando você se machuca você sai para lutar sem enrolar em gaze? Apenas espere para morrer.
O que mais me impressionou foram os aldeões do jogo. Embora sejam vilões de pixels, todos têm carne e osso. Eu correria por todo o mapa para ajudar uma senhora idosa a encontrar remédios; Eu também hesitaria por muito tempo no abrigo se deveria sair e correr riscos por causa das palavras de um certo NPC. Naquela época entendi que esse jogo não é para você se divertir, é para você sentir um pouco do toque humano no apocalipse.
Lembro-me de um nível em que tivemos que limpar zumbis em um local de encontro de moradores. Depois que terminei de tocar, me virei e vi um grupo de pequeninos acenando para mim para me agradecer, o que por algum motivo fez meus olhos marejarem. Talvez eu estivesse pensando nos irmãos que conheci no fórum naquela época. Assim como no jogo, eles sabiam que eram apenas vilões pixelados, mas ainda estavam dispostos a ajudar uns aos outros.
Agora ainda abro ocasionalmente para jogar e folheio as postagens daquele ano no fórum. Muitas pessoas que jogaram este jogo tornaram-se velhos amigos e, ocasionalmente, brincam: “Irmão, você ainda está vivo?” O que esse jogo me ensinou é que nas ruínas, o que é mais precioso que as armas é o encontro😌
São três horas da manhã e é hora de dormir. Da próxima vez, vamos falar sobre aqueles dias de batalha de inteligência e coragem com Celadon, isso é outra história.