Não sei se você ainda se lembra do dia em que tirou secretamente o GBA durante os dez minutos entre as aulas, inseriu o cartão do jogo e encontrou aquele jogo de xadrez só com peças pretas e brancas? Naquela época, eu não conhecia nenhuma rotina de layout. Eu só sabia que “canhão dois empata cinco” e “cavalo oito avança sete” seguiam a fórmula e venciam meu colega de mesa Noh o dia inteiro😄. Eu acidentalmente descobri este jogo de xadrez para celular hoje. No momento em que cliquei nele, fiquei arrepiado assim que o familiar tabuleiro de xadrez apareceu. Era como se o garoto que estava escondido na cama jogando PSP em um celular pequeno estivesse de volta.
Ainda me lembro que no jogo de xadrez chinês do PSP daquela época, a IA era tão estúpida quanto um pedaço de madeira. Comeria apenas os pedaços que lhe levassem à boca. Se você armasse uma armadilha, ele iria se enterrar nela. E neste jogo para celular, a IA do computador é tão incrível que é como uma pessoa diferente. Na próxima vez que for atingido, ele saberá como responder à tela. Se eu der um passo errado, ficarei sem fôlego. O que é ainda mais impressionante é que isso não requer conexão com a Internet! Hoje em dia, muitos jogos são forçados a estar sempre online. Isso te incomoda? Jogadores antigos como nós só querem o prazer de poder matar uma rodada apenas abrindo-a. Esperamos o metrô, agachamos em fossos e pescamos na aula (não). Isso não é muito mais conveniente do que o console portátil daquela época?
Existem também muitos modos de jogo. Talvez os desenvolvedores tenham vindo da nossa época e tenham um profundo entendimento da obsessão de “jogar a qualquer hora e em qualquer lugar”. A biblioteca de aberturas é muito rica. Tentei escolher várias aberturas diferentes e consegui encontrar um movimento matador impopular que só poderia ser visto em "O Rei do Xadrez". Comecei a chorar instantaneamente. Lembro-me que naquela época, no GBA, tive que ir e voltar apenas com aqueles dois conjuntos de aberturas e minhas costas quebraram. Como eu poderia receber esse tratamento?
Às vezes penso nisso, a juventude é realmente uma coisa estranha. Naquela época, pensei que nunca esqueceria a técnica secreta dos movimentos consecutivos, mas agora a esqueci completamente. Mas assim que vi aquele tabuleiro de xadrez familiar, meus dedos começaram a se mover por conta própria, como se a memória muscular fosse mais fiel que a do córtex cerebral. O amor pelo xadrez nunca mudou. O que mudou foi a operadora de consoles portáteis para telefones celulares, mas o desejo de “assumir a liderança e pular a cavalo” está bem escondido em meu coração e pode ser aceso com apenas uma oportunidade.
Não há nenhum custo para este jogo e você pode experimentar a felicidade completa com apenas 0 yuans. Ao contrário dos jogos atuais para celular que trapaceiam com dinheiro, com cartões VIP mensais e trimestrais, você não consegue nem montar em um cavalo sem gastar dinheiro. É como encontrar uma velha máquina de combate que funciona com moedas em um fliperama, despretensiosa, mas real.
Correndo sob o pôr do sol, essa é a minha juventude perdida... Ah não, o xadrez móvel recém-comprado, esse é o meu coração xadrez que ainda não faleceu! Vamos matar dois jogos juntos? Deixe-me usar meu celular para recriar a glória da palma da minha vida! 🏆