图片
Irmãos, eu estava navegando em jogos na app store agora há pouco e encontrei um jogo para celular chamado “Key of Time”. Possui um sistema baseado em turnos de estilo europeu e americano. Parece bastante sério. Mas quando dei uma olhada na introdução - enredo, aventura, desova de monstros, animais de estimação, competição, casa... Bom rapaz, enfiei tudo numa panela de ensopado, e a lembrança deve ser um "Big Mac". Não posso deixar de pensar no nosso tempo, como pudemos ter tantos truques?
Naquela época, ainda era a era dos computadores vermelhos e brancos, e um cartão amarelo estava cheio de Contra, Tank Battle e MapleStory, preenchendo centenas de KB. Contra só tem três vidas, cima, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, BABA, e carregue-o nas costas até conseguir passá-lo de olhos fechados. Com apenas alguns pixels, você não se cansará de brincar durante todo o verão. Mais tarde, os jogos de computador se tornaram populares e Sword and Fairy foi lançado em CD. A trama me fez chorar e fiquei tonto enquanto caminhava pelo labirinto. Mas esse tipo de sentimento comovente não pode mais ser encontrado nas obras-primas da 3A, que parecem filmes.
E os jogos para celular agora? Existem apenas alguns gigabytes de pacotes de atualização a cada passo e, ao entrar, você encontrará um monte de pontos vermelhos, um monte de tarefas e um monte de atividades por tempo limitado. Se você não gastar dinheiro, terá que esperar até o amanhecer. Tudo o que foi mencionado na introdução de "Key of Time" é a alma de um jogo daquela época - captura de animais de estimação, penso em Digimon; competição de ringue, penso em The King of Fighters 97; Homesteading, mas também como Ranch Story. Mas por que é tão frustrante juntar todos eles agora?
Para ser franco, a equipe de produção pode achar que quanto mais coisas houver, melhor será para os jogadores. Mas naquela época, tínhamos apenas uma jogabilidade básica para cada jogo e, após repetidas pesquisas, conseguimos jogá-lo bem. Hoje em dia tem muitos jogos instalados neste celular, a memória está cada vez maior e os gráficos cada vez mais deslumbrantes, mas cada vez que clico nele e jogo alguns minutos, desisto. Não é que o jogo não seja bom, é que o fogo no meu coração foi extinto por várias listas de tarefas.
Mas, dito isso, o “sistema baseado em turnos no estilo europeu e americano” de “Key of Time” me deixa um pouco animado. Afinal, mesmo os jogos baseados em turnos são raros hoje em dia, e a maioria deles são batalhas automáticas e desligamento com um botão. Se pudesse realmente fazer algo como um JRPG da velha escola, com um enredo mais restrito, e não lidar com logins diários e pacotes de presentes de primeiro depósito, eu estaria disposto a dar uma chance. Afinal, xinguei, mas no fundo ainda esperava por um jogo que trouxesse de volta a sensação que tive quando segurava um controle e me encolhia em frente à TV com meus amigos.
Naquela época, não existiam smartphones ou salvamentos na nuvem. Se você perdesse um progresso, teria que começar tudo de novo. Hoje em dia tudo é cômodo, mas a diversão tão arduamente conquistada e prezada virou luxo. Ok, sem mais delongas, deixe-me baixar "The Key of Time" primeiro e dar uma olhada. E se isso acontecer? Você tem que dar uma chance aos jogos domésticos para celular, assim como se dar uma explicação naquela época. 🚬😁