图片
Para ser sincero, se não fosse pela recomendação de um amigo, talvez eu nunca na vida tivesse clicado em um jogo chamado 'Bebê Acerta o Toupeira'. O nome parece como se fosse desenvolvido para crianças de três ou quatro anos, mas ao jogar de verdade, me trouxe muitas reflexões, eu que jogo jogos de celular há mais de dez anos. Sem exageros nem críticas injustas, esse jogo em si não é um grande título AAA, os gráficos não são refinados, mas justamente por ser simples, direto e gratuito, me fez lembrar de como os jogos de celular eram no começo.
Vamos falar sobre o conteúdo deste jogo primeiro. O modo clássico é simplesmente passar de fase, bater nos ratos, o velho esquema; o modo para dois jogadores é um pouco mais interessante, antigamente esse tipo de disputa na mesma tela não era comum em jogos casuais, agora, pelo contrário, tornou-se praticamente essencial em encontros sociais; o modo infinito é mais puro, joga-se até acabar a vida, adequado para pessoas como eu, que gostam de jogar algumas partidas quando têm tempo livre. Na verdade, os três modos não são complicados, mas juntos, você percebe a intenção da equipe de desenvolvimento: eles não querem fazer um jogo muito profundo, e sim fazer com que você possa jogá-lo por dois minutos em qualquer tempo livre.
Mas o que realmente me faz querer falar é a tendência refletida por trás deste jogo. Veja, download gratuito, jogabilidade simples integrada, para todas as idades, interação para dois jogadores, desafios infinitamente repetíveis, esses rótulos juntos não lembram muito os hits das plataformas de mini jogos atuais? Mas este jogo, pelo que me lembro, é de alguns anos atrás; naquela época, o mercado de jogos mobile ainda competia em gráficos, enredo e profundidade de microtransações, quem pensaria que apenas fazer um "bebê batendo no toupeira" poderia prosperar? E o resultado é que, hoje em dia, os jogos casuais leves, de baixo limite de entrada e com foco social são os mais populares na indústria. No fim das contas, a direção do desenvolvimento dos jogos mobile já mudou há muito tempo, não é mais a experiência épica "grande e completa", mas sim a saída emocional "pequena e engenhosa".
Eu me lembro da época do Symbian jogando aqueles joguinhos de Java, uma cobrinha de algumas dezenas de KB podia me fazer ficar debaixo das cobertas jogando a noite toda. Agora os celulares têm desempenho centenas de vezes melhor, mas quantos jogos ainda te fazem querer abri-los por mais de uma semana seguida? Para ser honesto, nos últimos anos eu vi muitos jogos para celular, chamados de “próxima geração”, cheios de microtransações, com gráficos parecidos com os de jogos de PC, mas que no fim das contas você só faz check-in diário, tarefas diárias, farm de itens, igual ao trabalho. Ao contrário, jogos bobos como bater no toupeira me deram de volta aquela sensação de quando eu jogava no começo. Sem barra de energia te limitando, sem janelas de pacote de primeira compra, sem rankings te humilhando, apenas bater nos topeiras, se ganhar você fica feliz, se perder tenta de novo.
Falando sobre o modo para dois jogadores, isso na verdade representa uma tendência atual — os jogos móveis estão voltando ao “entretenimento de sala de estar”. Antes, pensávamos que jogar no celular era algo que se fazia sozinho, escondido em um canto, mas agora, com a popularização da tecnologia de espelhamento de tela e das smart TVs, competir na mesma tela se tornou a função mais humana dos dispositivos móveis. Pense bem: no fim de semana, você chama um amigo para casa, cada um com seu celular, jogando Whack-a-Mole para ver quem é mais rápido, aquelas risadas e gritos são mais reais do que qualquer voz online durante uma partida em grupo.
Claro, eu também entendo que algumas pessoas acham esse tipo de jogo muito infantil. Mas eu não vejo assim; a qualidade de um jogo não deve ser julgada apenas pela arte e pela tecnologia, mas também por ele cumprir sua própria missão. O alvo do jogo 'Bebê Batendo Toupeira' são os "bebês", mas na realidade, adultos também podem encontrar alívio do estresse nele. Assim como quando Angry Birds saiu, também foi dito que era para crianças, mas no final, adultos em todo o mundo se empolgaram mais do que crianças. Esse tipo de gameplay casual e de quebra-cabeça que agrada a todas as idades, na verdade, é o mais raro na indústria de jogos móveis atualmente.
Vamos falar um pouco sobre as tendências do setor. Recentemente, vi um relatório que dizia que o crescimento do mercado de jogos móveis atualmente depende principalmente da estratégia de "compra de tráfego para sub-mecânicas". Muitos jogos pesados estão aprendendo a colocar um mini-jogo na tela de login, tipo achar diferenças nas imagens, pular degraus, na verdade, é só para atrair jogadores casuais primeiro. Mas o jogo "Baby Whack-a-Mole" desde o início sempre se manteve como um jogo casual, sem aqueles truques chamativos, e essa simplicidade acabou se tornando uma característica. Eu acho que o futuro dos jogos móveis não é se tornar mais complexo, mas sim mais "leve"; quem conseguir fazer o jogador se divertir em trinta segundos, quem vai durar mais tempo.
Para ser honesto, um joguinho gratuito que consegue me fazer escrever tanto já mostra que ele tem alguma coisa. Sem exageros nem críticas, se você estiver cansado daqueles jogos pesados de "checagem diária obrigatória", realmente pode tentar esse jogo de bater no rato, como se fosse dar um descanso para o seu cérebro. De qualquer forma, não custa nada, jogar duas partidas de bater no rato é certamente melhor do que ficar assistindo aqueles vídeos repetitivos no metrô. 😄