Depois de jogar esse jogo a noite toda, minhas palmas nunca pararam de suar😅. Deixe-me apresentar-me primeiro. Irmão, tenho trinta e cinco anos este ano. Tenho jogado em consoles e fliperamas vermelhos e brancos o tempo todo. Não havia smartphones naquela época. Eu poderia me esconder debaixo da cama com um GB e usar uma lanterna, e me senti um homem corajoso salvando o mundo. Vendo as crianças hoje em dia jogando Genshin Impact e comendo frango a cada passo, eu realmente quero dizer a elas que o jogo de fuga que vocês estão jogando agora foi um jogo que foi quebrado há vinte anos, mas na verdade esta frase está apenas parcialmente correta.
Este jogo chamado “Stay Alive” me lembra da primeira vez que joguei “Resident Evil 1”. Era o PS1 original que até a operação do joystick era tão estranha. Como ele pôde ser tão atencioso naquela época? A imagem era cinza, as balas eram poucas e as ervas tinham que ser consumidas com moderação. Mas não me diga, é exatamente esse tipo de temperamento que exige que você cave e cave tudo o que é chamado de survival horror. E quanto a novos jogos semelhantes agora? Ou são assassinatos aleatórios, com zumbis cortando uma colheita após a outra como alho-poró, ou são cartas de ouro de criptônio para trocar de pele. O mundo após o apocalipse será mais glamoroso do que a nossa academia atual. Não existe situação desesperadora, certo?
Este “Stay Alive” tem um pouco desse sabor. Você começa com um par de mãos, e as garrafas vazias e os trapos na beira da estrada são tesouros. Realmente, eu era ignorante no início. Quando vi zumbis, tive vontade de lutar. Me senti tão corajoso, e depois não sobrou mais nada... Morri de fome na cama do hospital, não sobrou nem a borra. Mais tarde, aprendi uma lição. Quando vejo um zumbi, primeiro peso a pessoa que está na mochila. Se eu puder evitar, nunca fingirei ser grande demais. A sensação foi a mesma de quando ouvi barulho no rádio enquanto tocava “Silent Hill”. Minha respiração desacelerou e eu só tinha um pensamento em mente: não me encontre, por favor, não me encontre.
A jogabilidade de revistar casas e retirar o lixo é, para ser franco, uma variação do antigo jogo bioquímico, exceto que o caminho para encontrar a chave de latão para abrir a porta é alterado para evacuar toda a comunidade. A sensação de idade ainda está presente quando você muda de roupa. Se há grades suficientes na mochila é sempre a questão filosófica número um. É exatamente o mesmo que escolher entre embalar balas ou ervas nas seis grades daquela época. Esse tipo de experiência radical de “um mingau e uma refeição é um pensamento conquistado com dificuldade” realmente não é compreendido pelos jogos de fast food para celular de hoje.
Mas você está dizendo que é uma maneira de pensar completamente antiquada? Também não é isso. Você olha para a meia porta marcada no mapa e não consegue abri-la, mas sabe em seu coração que pode haver um gerador ou uma garrafa de água potável escondida atrás dela. Essa sensação de puxar você para seguir em frente, mesmo sabendo que há perigo, é muito melhor do que os puros quebra-cabeças de adivinhação do passado. E depois de morrer uma ou duas vezes, você aprenderá experiência. Por exemplo, os negros têm que se esconder todos os dias, porque os zumbis à noite são muito ferozes. Este jogo é um daqueles jogos para celular que usa seu cadáver para te ensinar como jogar.
Vocês, jovens, sempre sentem que ficaram entorpecidos depois de jogar muitos consoles de jogos e não conseguem encontrar aquela sensação de coração acelerado. Então tente isso, não custa dinheiro, não te obriga a ter problemas, te permite reviver a alegria e a amargura de ser perseguido por três ruas por um tirano silenciosamente na tela do seu celular. Não me culpe por não te lembrar. Se um dia você ouvir um cachorro latindo do lado de fora da janela e isso te assustar, não venha até mim para devolver seu dinheiro. Este jogo custa apenas 0 yuans, mas não pode curar sua neurastenia. 😂
Finalmente, deixe-me dizer a sério, o desenvolvedor Beijing Ice Horse entende os jogadores veteranos e reuniu todas as coisas divertidas e torturantes neste estilo de pixel art. Acho que naquela época pagávamos dezenas de dólares por fitas cassete para aprender o que significava “viver”, mas agora podemos obtê-las gratuitamente com apenas um clique. Vocês, jovens, é realmente um bom momento para colocar o papo em dia. Vá em frente e brinque, contente-se em ser um cachorro velho que leva uma vida ignóbil, isso é melhor do que qualquer outra coisa. 🏃♂️