Para ser sincero, quando vi o nome do jogo, quase pensei que fosse um daqueles jogos de combinar 3 de baixa qualidade. Afinal, existem muitos jogos no mercado chamados “XX Love Match”. Para ser franco, só de olhar para o nome, parece que estou seguindo a multidão.
Mas depois de clicar e jogar por dez minutos, descobri que estava um pouco errado.
Não quero me gabar, mas a essência de "Cute Fruit Love Elimination" é na verdade um jogo de quebra-cabeça 3D, que apenas move a jogabilidade bidimensional dos quebra-cabeças tradicionais para um espaço tridimensional. Você pega um modelo 3D cortado, desliza os dedos, gira 360 graus e lentamente encontra o ângulo em que cada peça foi cortada. Depois de encontrar a ideia, você estabelece a forma geral em sua mente, junta-a e monta-a novamente. Parece simples, certo? Mas quando você realmente brinca com isso, você pode ficar confuso como eu - até que você finalmente descobre que uma peça não combina, então de repente você percebe que a direção foi invertida desde o início.
Este método de atualizar os quebra-cabeças bidimensionais tradicionais para uma dimensão espacial faz com que eu, um “velho” que joga há vinte anos, me sinta um pouco revigorado. Não exercita sua visão, mas sim sua imaginação espacial e habilidades de desmontagem geométrica. Para ser franco, é deixar o cérebro fazer ginástica mental de geometria tridimensional.
O jogo parece ter dezenas de níveis no total, e os modelos de edifícios em cada nível são diferentes. Eles variam de casas e carros comuns a balões de ar quente, castelos e alguns edifícios abstratos. Cada vez que um trabalho é concluído, o efeito 3D final completo será mostrado a você. Com música suave e observando o pequeno prédio que você montou girando lentamente na tela, você realmente sentirá uma sensação de realização muito confortável. Essa sensação de realização não é tão apaixonada quanto romper níveis e matar monstros. É como beber um copo de água fria numa tarde de verão, que é insípido, mas mata a sede.
Outra coisa que me surpreendeu: o download deste jogo é gratuito e não há anúncios ou pop-ups me pedindo para gastar dinheiro para comprar força física. Hoje em dia, não existem muitos jogos de quebra-cabeça tão limpos. Talvez o pequeno estúdio queira construir a reputação da marca, ou pode ser um produto que segue o caminho da “queima lenta”.
Vamos falar sobre algumas deficiências. O estilo gráfico de todo o jogo segue a rota dos desenhos animados com poucos polígonos, que é limpo, mas não “requintado”. O número de níveis não parece ser particularmente grande. Se você jogar apenas com base na velocidade de liberação, poderá conseguir concluí-lo em algumas tardes. Para um jogador como eu, com mãos lentas, só pensar em ângulos e posicionamento de rotação leva muito tempo. Às vezes fico preso em um lugar até minha cabeça doer e ser forçado a descansar. Além disso, os prompts do sistema são basicamente inexistentes e você só pode tentar resolver o problema se encontrar um problema.
Acho que esta é a parte mais difícil deste jogo - ele realmente não depende da sorte, tudo depende da inteligência. A sensação de “criar algo do zero” a partir de um monte de fragmentos estúpidos em uma obra de arte completa. No atual mercado de jogos para celular em ritmo acelerado, vale a pena desacelerar e aproveitar.
Dito isto, de repente sinto falta da época em que jogava jogos JAVA como "Sudoku" na era Saipan. Não há redes sociais, nem classificação, nem primeiro depósito de 6 yuans, apenas sente-se e passe algum tempo com seu telefone celular em silêncio e com a mente girando. Embora a resolução dos telefones celulares da época fosse tocantemente baixa e os gráficos do jogo fossem tão ásperos quanto mosaicos, nada poderia ser trocado por essa pura alegria.
Este jogo traz de volta um pouco desse sentimento para mim.
Se você também gosta de quebra-cabeças e quer encontrar um jogo que não machuque seu fígado, não queime dinheiro e possa exercitar suas células cerebrais, experimente. Mas esteja mentalmente preparado - você pode ficar um pouco tonto com os quebra-cabeças tridimensionais no início, mas quando você realmente começar, a concentração envolvente será bastante viciante. 🧩