Lembro-me dos velhos tempos, naquela época ainda não havia smartphones, eu juntava o dinheiro do café da manhã por três meses só para comprar um CD pirata. Chegando em casa, colocava no videogame de 8 bits e, quando a música começava a tocar, meus olhos brilhavam. E agora? O celular está cheio de “grandes obras” de dezenas de gigabytes, mas ao abrir é só pop-ups de recarga e auto-caminho; depois de jogar dez minutos já dá sono. Aquele entusiasmo de “caramba, esse jogo é realmente interessante” realmente não volta.
Eu já estava quase desistindo do mercado de jogos mobile, até que outro dia, navegando distraidamente na App Store, vi um chamado 《Tian Jian Qi Yuan》. Meu primeiro pensamento foi: hã, outro jogo refeito com dano de 9999 por golpe, né? Mas depois de baixar e jogar por meia hora, ei, você realmente não pode negar, o jogo tem algo!
Este jogo é bastante “leve”, entende o que quero dizer? Você não precisa bater ponto como no trabalho, pode pegar seu espada a qualquer momento, ver a paisagem, dar uma olhada nas bestas exóticas do livro de registros, e o design do braço de Qilin é bem empolgante, trazendo aquela sensação de “combinação de movimentos” dos antigos arcade. Não é esmagar inimigos sem pensar, você realmente precisa usar habilidades de forma estratégica. É um autêntico estilo Q de fantasia chinesa, visual alegre só de olhar.
O que mais me tocou foi o “Amor do Espadachim” do jogo, quando o personagem voa pelo mapa, realmente me fez lembrar aquele sentimento de quando assistia ao Li Xiaoyao se deslocar com espada no DOS de 《The Legend of Sword and Fairy》. Naquela época, o que procurávamos era a combinação de bravura e ternura na história, a surpresa de descobrir um baú escondido. Este jogo coloca muitos desses pequenos segredos de exploração, dando a nós, veteranos, uma sensação de conquista de termos “desvendado por nós mesmos”, e não apenas seguindo uma linha de missões do início ao fim.
Honestamente, não é que não gostemos de jogos, é só que estamos cansados de auto-caminho e sistema de níveis VIP. Hoje em dia, ter um jogo em que você pode ser um aventureiro solitário, apreciar a paisagem, colecionar bestas exóticas e ocasionalmente disputar com alguém pelo braço divino, não é fácil. Os gráficos são um pouco fofos, mas a essência dessa alma de xianxia realmente combina.
Sem exageros, os desenvolvedores (Chengdu Yuan Zhong Yuan) têm essa intenção de fazer o jogo “pequeno” e “refinado”, o que, neste ambiente agitado, é como uma lufada de ar fresco. O jogo também é pago de forma justa, diferente de outros que parecem desesperados para empurrar interfaces de pagamento na sua cara.
Então, irmãos mais jovens, se vocês também acham que os jogos atualmente são muito cansativos ou caros, vale a pena procurar por mim em 《Tian Jian Qi Yuan》.Eu estou pendurado na ponte da cidade de Chang'an, meu ID é 'Vizinhança Velho Wang'. Se você me ver, podemos nos considerar amigos. Vou te contar como eu completei Contra com apenas uma vida. Não é certo se este jogo vai se tornar um clássico, mas pelo menos, ele me fez recuperar um pouco daquele entusiasmo puro de jogar jogos antigamente.😎