图片
Para ser honesto, quando vi este jogo, fiquei momentaneamente surpreso. Não porque ele fosse deslumbrante, mas porque me lembrou das noites de mais de dez anos atrás jogando Snake no Nokia N73. Naquela época, a tela do celular tinha apenas 2,4 polegadas, a cobrinha era feita de pixels, mas ainda assim conseguíamos jogar debaixo das cobertas até que a bateria esquentasse. Agora, ao abrir este "Desafio de Inteligência e Coragem", aquela sensação de "simples, mas viciante" voltou. Sem exageros ou críticas negativas, este jogo foi feito com bastante cuidado.

O próprio jogo é um Snake de fases, mas diferente do tradicional de comer bolinhas infinitamente, ele tem sistema de níveis. Cada fase apresenta um mapa de floresta, com pedras, árvores, rios e afins, e a cobra se move pelo mapa; o objetivo não é crescer, mas encontrar o portal giratório com luz azul e entrar nele. Este design muda imediatamente o núcleo da jogabilidade — antes o Snake tinha medo de bater nas paredes, aqui você precisa se mover ativamente pelos caminhos, ainda contornando curvas que ficam cada vez mais complicadas à medida que avança. Em algumas fases, o design dos túneis é tão estreito que a cobra só passa raspando; se estiver maior, precisa enrolar o corpo em forma de S para conseguir entrar, aquela sensação de constrangimento misturada com adrenalina, que os velhos jogadores de Snake devem entender.

As fases também têm maçãs, mas sinceramente, o jogo não te obriga a coletá-las. As maçãs estão no caminho e, se você as comer, ganha pontos; mas se fizer um desvio só para pegá-las e acabar preso em um canto, é realmente desesperador. Porque percebi que, quando a cobra cresce além de certo tamanho, o raio de curva aumenta, e o espaço que antes poderia passar, agora não passa mais. Então este jogo realmente testa seu "sentido de ritmo" e "capacidade de desistência" — saber quando vale a pena pegar a maçã e quando você deve ir direto para o portal. Acho que isso traz uma profundidade estratégica, não é só sobre velocidade dos dedos.

Quanto aos gráficos, o fundo verde de floresta é agradável aos olhos, a cobra é redonda e verdinha, com dois grandes olhos fofos, o que deixa a experiência ainda mais agradável. As maçãs são avermelhadas, e o portal giratório azul tem um efeito visual bem feito; no geral, o estilo é leve e casual, sem parecer confuso. Na loja de skins, há várias opções de pele de cobra; eu comprei uma com padrões usando moedas, e parece que a cobra se move de forma mais interessante.No entanto, acumular moedas está um pouco lento. Aqueles skins legais devem depender do tempo ou esperar por eventos futuros para conseguir. Quanto ao sistema de energia, para ser sincero, é um pouco limitante. Depois de jogar algumas fases, aparece a mensagem de energia insuficiente. Embora seja possível assistir a anúncios para recuperar um pouco de energia, a cota diária ainda é limitada. Eu consigo entender que os desenvolvedores querem controlar o tempo de jogo dos usuários, mas nós, jogadores mais velhos, geralmente temos trabalhos ocupados, e quando raramente queremos relaxar por uma hora depois do trabalho, acabamos ficando sem energia em meia hora, o que é um pouco frustrante. Felizmente, as fases do jogo não são muito longas, geralmente uma ou duas minutos por partida, então jogar algumas fases durante intervalos curtos é bem adequado.

Ah, uma curiosidade interessante: o desenvolvedor do jogo é a Nanchang Zhongzhihui Technology Co., Ltd. Eu procurei de propósito e parece ser uma equipe independente pequena. Sinceramente, para um time desse tamanho, conseguir fazer um jogo assim já é além do esperado. A plataforma de execução do jogo indica 5.0, então deve rodar em Android 5.0 ou superior, a compatibilidade não deve ser um problema. Testei até em um Redmi 2 antigo e, surpreendentemente, rodou de forma bastante fluida. A otimização merece realmente um elogio.

Por fim, uma reflexão. Nos últimos anos, o mercado de jogos móveis tem sido dominado por cartas colecionáveis, MMOs e jogos de tiro estilo battle royale. Jogos no estilo clássico, como Snake, foram quase esquecidos pelos jovens. Até meu sobrinho que está na escola elemental passa o dia assistindo vídeos curtos e jogando apenas 'simuladores XX'. Mas eu realmente acredito que jogos como 'Desafio Inteligente e Corajoso', que reembalam jogabilidade clássica e adicionam design de puzzles nas fases, têm um charme de voltar ao básico. Ele não pressiona os jogadores nem cria competição social; você abre e joga, solta e sai. Usando uma expressão moderna, é 'picles eletrônico', mas para nós, jogadores mais velhos, chamamos de 'ferramenta para acompanhar a refeição'.

Se você também está cansado daqueles 'grandes jogos' nos quais se gasta milhares de reais rapidamente e quer um lugar tranquilo, onde a pequena serpente verde pode trazer lembranças da juventude, este jogo vale a pena experimentar. Sem exageros, ele não traz inovações revolucionárias, mas pelo menos, ao completar uma fase, não pude deixar de dar um aceno de aprovação — sim, este jogo é agradável. 🍎🐍