图片
Amigos antigos, eu sou aquele viciado em consoles portáteis nostálgicos que não larga o GBA, PSP e NDS. Embora agora eu tenha um monte de emuladores no celular, sendo sincero, há poucos novos jogos móveis que me façam largar "Golden Sun" e "Harvest Moon". Até ontem à noite, antes de dormir, eu abri casualmente "Soul Island" e, rapaz, sem querer acabei jogando até às três da manhã, igual quando na época eu ficava escondido debaixo das cobertas jogando "The Legend of Zelda: Minish Cap".
De volta ao ponto principal, hoje quero recomendar este jogo "Soul Island". Como de costume, vamos falar primeiro daquela sensação que ele me trouxe. Hoje em dia, muitos jogos móveis querem te dar um monte de pulls de cinco estrelas logo de cara, e os pontos de alerta do UI piscam cegando os olhos. Mas "Soul Island" é diferente, ele realmente te faz acalmar e "viver" na ilha. No início você só tem um machado velho, corta árvores, corta grama, rompe pedras, o ritmo não é rápido nem lento, aquela sensação de construir um pequeno lar do zero me fez imediatamente lembrar da pura alegria de jogar a primeira versão pixelada de "Minecraft" no GBA. Só por isso, já me conquistou totalmente.
Mas no quesito emoção, o destaque é aquele sentimento de "cuidado" na história. O protagonista invade esta misteriosa Ilha das Almas para salvar sua família, cada passo da exploração traz um misto de medo e esperança desconhecidos. Isso me fez lembrar de quando jogava "Lost in Blue" no NDS, sentindo a tensão da sobrevivência do protagonista em uma ilha deserta, e também de "Final Fantasy: Tactics" no PSP, com aquela luta trágica pela fé. Este jogo amarra a pressão da sobrevivência e o suspense da história de maneira muito firme; você não se sente apenas como uma máquina impiedosa de coletar recursos, mas sim imerso em um verdadeiro romance de aventura.
Como veterano em consoles portáteis, gosto especialmente do "toque" dele no celular. Apesar de não ser o clique físico dos botões reais, o joystick virtual e a resposta dos controles são bem suaves, sem aquela sensação dura e atrasada. A lógica de mineração, combate e construção também é clara, semelhante à lógica de sobrevivência nos labirintos de "Pokémon Mystery Dungeon" nos consoles portáteis, mas com muito mais liberdade. Criar esposa? Não, este jogo é sobre cuidar da casa, das armas e desenvolver personagens em múltiplas dimensões, cada camada tem algo que te faz lembrar.
Falando nisso, alguns podem perguntar: comparado com os clássicos nos emuladores, por que ele consegue manter nós, os veteranos? Eu acredito que seja por sua "sinceridade narrativa".Hoje em dia, os jogos de celular gostam de fragmentar a história, permitindo que você a ignore. Mas "Ilha da Alma" força você a escolher, a se envolver, e até diferentes escolhas podem levar a finais diferentes. Essa sensação de aventura com "final desconhecido" é exatamente o que nos entusiasmava quando, antigamente, segurávamos o GBA e consultávamos guias. A névoa misteriosa na tela do celular é como o mapa do labirinto em "Golden Sun", sempre fazendo parecer que no próximo canto haveria um deus ou monstro esperando.

Por último, deixe-me expressar um sentimento: o ritmo da vida está mais rápido, mas quando a alma se cansa, ainda precisa de uma ilha para abrigá-la. Embora ainda usemos emuladores de celular para revisitar "Final Fantasy Tactics" e "Castlevania: Aria of Sorrow", com "Ilha da Alma" eu pretendo jogar sério. Não por outra razão, mas por aquela coragem de "atravessar dificuldades e ver esperança" — nós, jogadores veteranos, quem não tem um pouco de espírito aventureiro no coração? 😄

Recomendo aos antigos fãs de handheld que não desgrudam do celular, experimentem; talvez sua juventude também possa se reviver nesta ilha. Quando vocês chegarem à ilha, vamos montar um cantinho para nos encontrarmos~