Irmãos e amigas, eu sou um veterano em jogos. Hoje, navegando pelo fórum, vi um jogo para celular chamado "Eu sou o Imperador da Dinastia Qing". Minha primeira reação foi: oh, isso não é igualzinho ao jogo "Imperador" que a gente jogava quando era criança? Naquela época ainda era sistema DOS, gráficos em pixel, íamos à corte todos os dias para revisar memorials, ainda tínhamos que cuidar das brigas no harém, e se descuidássemos, os cofres nacionais ficavam vazios, era mais estressante que pagar um financiamento hoje. 😂
Naquela época não existiam smartphones, os computadores tinham monitores enormes, jogar era feito às escondidas, com medo dos pais descobrirem e dizerem que não estávamos sendo produtivos. Mas agora? Basta pegar o celular e pronto, você pode subir ao trono a qualquer hora, em qualquer lugar! O progresso da tecnologia transformou o "jogar escondido" em "ser imperador deitado". A mecânica também é a clássica: selecionar concubinas, criar príncipes, competir astutamente com ministros, e batalhas nacionais em modo PvP. Eu me lembro que em "Jin Yong's Heroes" eu estava ocupado treinando artes marciais de rua, nem tinha tempo para essas coisas de corte; agora vejo que ser imperador é realmente cansativo, haha. 🤣
Mas falando sério, este jogo meio que trouxe nosso "sonho de ser imperador" da infância para a realidade. Antes, jogando no Famicom "Território do Tirano", era bem rudimentar, mas a gente sacrificava sono, controlava tropas, e se divertia muito. Agora, com esses gráficos e história, e concubinas lindas uma a uma, ainda melhores que em "Dream Factory de Garotas", e ainda podemos criar príncipes para casamentos diplomáticos com outros países? Uau, isso combina "farming e simulação" com "casamentos diplomáticos", coisa que nunca tivemos antes.
O que mais me emociona é o PK nos campos de treinamento e as guerras da aliança; isso não é exatamente como quando éramos crianças, reunidos em torno de um pequeno console chinesa, disputando o controle do gamepad em "Battle Tanks" com tanta empolgação? Só que agora não é preciso se apertar, você pode jogar deitado na cama contra jogadores do país inteiro. Sério, jogos novos saem todo ano, mas aquele prazer de "gerir seu pequeno reino" desde o Famicom até agora nunca mudou. Lembro que em "SimCity" eu podia passar um dia inteiro arrumando ruas, agora gerenciar disputas de concubinas no harém é moleza, não é? 😏
De qualquer forma, jogando por mais de dez anos, percebi uma verdade: não importa quão bonitos são os gráficos, nem quão elaboradas são as mecânicas, o que realmente nos cativa é aquela sensação de conquista de "se eu me esforçar, eu posso ficar mais forte". Esse jogo, embora se chame "Eu sou o Imperador da Dinastia Qing", na realidade é igualzinho à sensação que tínhamos quando ficávamos até tarde subindo de nível e juntando dinheiro para comprar equipamentos.Saudosos daquela época, amigos, que tal entrar e experimentar um pouco? Quem sabe você consiga recuperar um pouco do sabor da juventude.
Claro, não me siga nesse caminho. Naquela época, para passar no jogo "Xianjian", eu faltava às aulas e acabei sendo pego pelo professor, e agora, sendo imperador e recebendo relatórios, não ouso mais faltar às aulas! 🤪