Sinceramente, como um jogador antigo que joga desde a era de Saipan, mal consigo reconhecer nenhum deles quando abro a loja de aplicativos. A tela está cheia de gacha pay-to-win, batalhas automáticas e a linha de montagem de 'Sete Dias para Alcançar a Espada Matadora de Dragões'. Não é que esses jogos sejam necessariamente ruins, mas eles parecem um pouco faltos daquela vibe antiga de 'pegada suada e passo a passo' do passado.
Hoje, quero recomendar "Youxing Xuancheng" a todos, que foi a única obra recente que me ajudou a recuperar alguns dos meus sentimentos. Este jogo conta a história de dois mestres da luta por inversão que pegam um livro ancestral antigo para encontrar um lendário Xuancheng, apenas para nunca mais voltar. Dezessete anos depois, o filho de um deles reuniu um grupo de jogadores habilidosos em Panjiayuan só para descobrir o que seus pais enfrentaram naquela época. A abertura claramente tem um clima antiquado, cheio de suspense, e me lembra fortemente os velhos tempos em que liam romances como Tianxia Bachang e Nanpai Sanshu 🧐
A plataforma do jogo é 4.0, o que significa que o Android precisa ser pelo menos 4.0 ou superior para rodar. Essa versão parece bem exigente agora. Todo novo jogo está ansioso para começar com um chip Snapdragon, e alguns até exigem que seu celular suporte ray tracing para ativar totalmente os efeitos. Honestamente, isso é ridículo. Para um jogo mobile ser divertido, depende do conteúdo e da atmosfera, não do ray tracing daquela luz falsa da lua. Youxing Xuancheng é rigoroso com esse limite de build, não investe todos os recursos em gráficos, mas foca seriamente na jogabilidade central como quebra de mecanismos, desenvolvimento de personagens e exploração por turnos. Acho que essa abordagem realmente parece mais realista.
O modelo pago é rotulado como zero, ou seja, downloads gratuitos, e deve haver compras dentro do app. Mas Tingfengyu está no campo dos jogos mobile single-player há muitos anos e sempre foi respeitável. Diferente de alguns títulos do mercado, que jogam pontos de pagamento na sua cara e te forçam a passar um dia sem gastar dinheiro, eles não fazem nada. Jogos que focam na experiência single-player não são muito populares nas tendências comerciais atuais, provavelmente porque estão acostumados a dinheiro rápido — quem gostaria de polir produtos originais aos poucos?
Falando nisso, o mercado de jogos mobile realmente mudou bastante nos últimos anos. No passado, a jogabilidade era rainha—uma fase criativa de rolagem lateral, um quebra-cabeça resolvido a noite toda era prazeroso. Agora, a pista está se estreitando, com o mainstream focando no desenvolvimento de anime e jogos battle royale.Temas mais obscuros, como roubo de tumbas, folclore e mecanismos, acabam sendo empurrados para o canto, mal se encontra obras novas decentes. Mas é exatamente essa lacuna de mercado que me faz achar bastante valiosa a tentativa de 《幽行玄城》 de se aprofundar em temas de nicho. O fato de conseguir sobreviver talvez dê um pouco de confiança para equipes que ainda insistem em jogos de um jogador, com narrativa e imersão.
As fases de vasculhar corpos, invadir túneis e descer a camadas de tumbas do jogo são bem detalhadas, e os vários mecanismos e enigmas seguem métodos antigos, nada inventado à toa. No quesito desenvolvimento de personagens, há sistema de afinidade e equipamentos, mas o ritmo geral não é prejudicado pelo tempo desperdiçado típico dos jogos móveis rápidos; quando é hora de empurrar a história, ela avança, quando é hora de explorar a tumba, você explora, o ritmo é confortável. Para alguém como eu, que faz uma masmorra em trinta minutos e termina um capítulo à noite, esse tamanho é perfeito. 😌
Sem exageros nem críticas injustas, este jogo definitivamente não é uma grande obra-prima, os gráficos não são daqueles que já impressionam de cara, mas se destaca pelo clima, pela história interessante e pelo estilo bem old school. Dá aquela sensação de voltar ao passado, encolhido debaixo das cobertas de madrugada, lendo um romance sobre roubo de tumbas à luz de uma lanterna. Faz muito tempo que não sentia esse tipo de imersão.
Se algum irmão também vem daquela época que priorizava jogabilidade e sensação de imersão, recomendo experimentar 《幽行玄城》. Aproveite que ainda existem equipes dispostas a fazer essas pequenas e bonitas obras autênticas, apoie quando puder. Caso contrário, daqui a alguns anos, provavelmente todos os jogos móveis só terão um botão de combate automático. 💪