Recentemente, o KPL Outono acabou, e aquelas partidas de pico me fizeram ter a pressão arterial nas alturas. Agora o ritmo das versões está cada vez mais rápido, e a intensidade da disputa pelos recursos da selva no início do jogo está simplesmente no máximo, a estratégia inicial dos jogadores de caçador determina diretamente o rumo da partida. Como a investida de quatro jogadores da equipe Wolf na zona azul, claramente foi uma movimentação direcionada após estudarem a rota de abertura do caçador adversário, esse tipo de jogo estratégico é realmente muito mais interessante do que a época de apenas ver quem tem reflexos mais rápidos.
Mas, para ser honesto, depois de assistir a tantas competições tradicionais de MOBA, às vezes cansa. Recentemente, um amigo me levou para jogar um jogo estilo arcade chamado 'Pesca Fantástica', e acabou me fazendo reencontrar aquela sensação de competição que eu não sentia há muito tempo. No começo, achei que era só um jogo de pesca comum para se divertir, mas descobri que o jogo tem um sistema de ranqueada para duas pessoas, onde você pode subir de nível formando equipe com amigos, e o mecanismo é bastante elaborado.
No modo "Batalha Ranqueada Dupla Presa de Peixe", meu amigo e eu jogamos algumas partidas juntos e percebemos que os dois precisam decidir quem será responsável por enfrentar o BOSS para atrair o fogo inimigo e quem ficará na retaguarda eliminando os peixinhos pequenos para acumular energia, além de sempre prestar atenção ao ritmo de upgrade dos canhões do outro, para evitar que a distribuição de recursos fique desigual e prejudique o desempenho no final. Essa ideia é um pouco parecida com estudar a cooperação em dupla nas rotas enquanto assistimos ao KPL; exige um planejamento tático, não é só avançar sem pensar.
O modo de competição individual é mais adequado para pessoas como eu, que gostam de analisar dados. Cada partida tem um limite de tempo para ver quem marca mais pontos, mas como distribuir o multiplicador das torres ou quando usar a bomba nuclear para limpar a tela e limitar perdas são todos pontos de decisão. Claro que o elemento sorte existe, mas acumulando partidas você sempre encontra maneiras de melhorar os limites de habilidade e estratégia, e isso é exatamente igual à ideia das equipes veteranas na LPL de manter a moral estável e virar o jogo através da administração. Nas últimas noites, estive estudando o estado das armas pesadas e a frequência de ativação de críticos; não ria, isso realmente tem um pouco do jeito de escrever uma dissertação.
Há um outro ponto que me incomoda bastante, este jogo na verdade aposta na nostalgia, dizendo que é possível experimentar a sensação de ganhar de uma só vez no fliperama de antigamente. Na minha infância, eu realmente passava uma tarde inteira no fliperama, isso foi a iniciação do DNA gamer da nossa geração. Agora, poder recuperar no celular aquela sensação de bater nos botões e ver a tela brilhar, inevitavelmente é um pouco viciante. 🎯
Sobre a questão das ações que os jogadores se preocupam, o modelo de cobrança deste jogo é 0, ou seja, baixar e jogar não custa nada, principalmente contando com eventos e benefícios que dão créditos de telefone, cartões do JD e outras recompensas físicas para manter os jogadores. Isso é bastante positivo, afinal, não há muitos jogos do mesmo tipo no mercado que consigam manter um ambiente saudável.
Dito tudo isso, não é que eu queira dizer que este jogo pode substituir o lugar de Honor of Kings ou LOL mobile nos torneios, mas como um velho espectador que salta repetidamente entre KPL e LPL, às vezes mudar um pouco de sabor e experimentar um projeto mais leve, mas ainda competitivo, realmente tem sido minha fonte de alegria recentemente. Afinal, jogadores antigos como nós, além de assistir os profissionais mostrarem suas habilidades, também precisam sentir alguma realização e motivação para subir de nível quando jogamos, certo? 😏
Amigos interessados podem baixar e experimentar, jogar ranqueado em dupla com um parceiro fixo é realmente viciante, quem sabe a gente possa se encontrar no ranking.