Deixe-me primeiro explicar o contexto: eu comecei a mexer com jogos de celular desde a época do Symbian. Naquele tempo, eu conseguia terminar repetidamente o Java game "Tiandi Dao" sete ou oito vezes. Depois disso, jogos de estratégia por turnos foram gradualmente sendo marginalizados nos celulares, tudo se tornou cartas acumulando valores e batalhas automáticas. Então, ao ver este SRPG autêntico, realmente senti alguma emoção.
Falando sobre o jogo em si: "Gui Li Jiu Que" conta a história da guerra das nove tribos em um universo histórico fictício, e a protagonista, Li Rou, é descendente de uma família real em decadência. O começo da história é um pouco clichê, uma história de vingança de princesa, certo? Mas conforme você joga, percebe que a narrativa tem algo de especial. O jogo é cheio de escolhas ramificadas, não aquelas escolhas falsas, mas decisões que realmente afetam o desenvolvimento posterior. No meu primeiro playthrough, joguei seguindo a "rota do monarca benevolente", e devido a algumas vezes que fui bondoso demais, quase levei toda a tribo para o desastre 😅
A mecânica de estratégia por turnos é autêntica: classes com vantagens/desvantagens, bônus de terreno, combinação de habilidades, todas presentes. A operação ainda é a tradicional movimentação, ataque e uso de habilidades, mas esse clássico geralmente é o mais divertido. O jogo não é fácil; o que mais me marcou foi a quinta fase, onde os assassinos inimigos sempre atacavam os curandeiros do meu time, e se a posição não fosse boa, era derrota certa para todo o grupo. Honestamente, fiquei preso ali por quase duas horas até entender a melhor formação e posicionamento.
Em termos gráficos, as ilustrações são bastante detalhadas e os avatares dos personagens têm presença. Os efeitos das batalhas não são exagerados, mas agradáveis de ver; sem exageros, trazendo um estilo que lembra a era dos jogos offline. A música não é de grande produção, mas algumas músicas-tema são surpreendentemente cativantes, especialmente a do menu principal, que dá para ouvir em loop por bastante tempo.
Um ponto que merece destaque é a completude do jogo. História offline, sem PVP, sem redes sociais obrigatórias e sem limite de energia. Você pode jogar quanto quiser, sem que eventos pagos interrompam sua experiência. Não há compras dentro do jogo, é totalmente gratuito; a equipe de desenvolvimento realmente parece querer criar uma boa obra. Encontrar um jogo assim nos dias de hoje é realmente raro 🙏
Claro, o jogo não é perfeito. Algumas fases têm instruções pouco claras, algumas missões principais têm condições muito vagas, o que pode levar os jogadores a se perder se não consultarem um guia. Alguns trechos da história são um pouco arrastados, e a lógica da protagonista às vezes é frustrante. A interface de operação é tradicional, então novos jogadores podem não se acostumar imediatamente. Mas esses são problemas pequenos e não prejudicam a experiência geral.Como um jogo de SRPG para um jogador, honestamente, eu acho que o seu charme principal está na palavra "escolha". Não é simplesmente entre bom ou ruim, mas sim em fazer você pesar ideal e realidade repetidamente, algo que é raro nos jogos rápidos de hoje. Na época, quando jogávamos "Cavaleiros do Dragão Flamejante", nos preocupávamos se deveríamos sacrificar um aliado para pegar um baú; hoje, podemos encontrar uma sensação semelhante no celular.
Eu já terminei a terceira vez e ainda estou experimentando diferentes rotas de facções e finais secretos. Alguém disse que este jogo não tem grande escala, mas eu acho que conseguir contar a história de uma pessoa em um mundo grande já mostra muita intenção.
Espero que haja mais jogos assim, e também espero que nosso ambiente de jogos ainda possa suportar mais equipes que não buscam lucro rápido, mas que façam conteúdo com dedicação.
Não vou falar mais, vou continuar para a quarta rodada. Desta vez, vou seguir um caminho completamente diferente para ver se consigo salvar aquele vice-comandante que eu sempre acabo matando 😤.
Por fim, devo dizer, se este jogo tivesse sido lançado há vinte anos, certamente se tornaria um clássico. Hoje em dia, ainda vale a pena você se acalmar e jogá-lo devagar, fase por fase. Sério. 🎮