Vamos conversar primeiro sobre os lanches de cinquenta centavos. Antigamente, ainda não existiam smartphones. Eu agachava na frente do Little Overlord do meu vizinho, assistia a uma TV colorida de 14 polegadas com fundo grande, esfregava o controle do NES e jogava "Swallow Food World" e ficava animado metade da noite. Naquela época, "cultivar a imortalidade" era só depois de Zhuge Kongming se abanar. Quem diria que um dia eu conseguiria jogar assim na minha palma da mão? Num piscar de olhos, décadas se passaram, e os fóruns passaram de BBS discados para os aplicativos de hoje. Passei de um jovem que persegue vento para um tio com uma garrafa térmica. Mas esse mundo dos games é como mágica, ficando cada vez mais confuso para as pessoas que deixam confusas 🗿
Honestamente, quando vi o nome 'Cultivando o Dao', fiquei pensando qual deus com a nova aparência estava enganando um velho companheiro como eu para pegar o bônus de fim de ano. Mas assim que entrei no jogo, olha, o estilo de lavagem de tinta se espalhou—uau, uau, eu fiquei uau! Parecia que de repente estava vendo um filme chamado 'Tigre Agachado, Dragão Oculto' entre vários filmes comerciais de pipoca. Pensando em quando jogava 'Paladino Chinês' naquela época, a trama era tão intensa que me fez chorar. Hoje em dia, os efeitos especiais do jogo são incríveis, muitas vezes usando o Unreal Engine 5, mas poucos conseguem fazer seu coração disparar. Este jogo, por outro lado, usa um estilo de lavagem de tinta e consegue capturar aquela vibe etérea, taoísta—realmente tem essa vibe! 🍵
Agora, sobre a jogabilidade. Nos fóruns, amigos jovens costumam me dizer: "Tio, os jogos são tão repetitivos agora, como trabalhar um dia inteiro sem entrar e ficar para trás." Eu entendo, eu entendo. Mas esse jogo de "relaxar na cultivação" é praticamente feito sob medida para trabalhadores de meia-idade como eu. Travessia da tribulação com um clique, nivelamento AFK — não é esse nosso sonho juvenil de "ficar mais forte só deitado"? Antigamente, jogando Legend of China, esperando a noite toda para um julgamento, olheiras eram como tesouros nacionais. Agora eu olho para o sistema de tesouros do jogo, tipo "refinamento e equipamento infinitos de tesouros", limpo e refrescante, não tomando uma xícara de chá forte ou assistindo minha filha fazer lição de casa, é bem bom. A cultivação dele é como suas calças térmicas—espessas, então nos sentimos à vontade, certo? 🧘♂️
Mas o que nós, jogadores veteranos, mais valorizamos é a sensação de calor humano. No jogo, você pode criar seitas imortais livremente e se unir a três ou cinco amigos. Isso me lembra do café de internet, quando não havia ar-condicionado no meio do verão e algumas pessoas se juntavam para jogar 'Legend' na areia, com a voz rouca. Naquela época, cinquenta centavos por hora custavam taxa de internet, e levava uma semana para economizar o suficiente.Atualmente, os mecanismos de amizade estão todos online, mas até que é bom, pessoas de todos os cantos do país se conectam por causa de um simples "caminho", e no chat de voz da seita, bater papo é bem mais divertido do que reuniões de trabalho. Uma vez que entramos nessa seita, não importa se na vida real você é diretor ou ganha três mil por mês, no jogo todos nós somos colegas que querem salvar o mundo (ou ganhar dinheiro de forma descontraída). 🍺
Estou pensando que a indústria de jogos muda realmente rápido, é como se tivesse pegado um foguete. Do ponto de pixel ao 2D com tinta, de jogar sozinho para jogar com milhares na mesma tela. Antes, jogar era uma raridade, agora é quase um hábito diário. Mas não importa se estamos usando joystick ou tocando a tela, no fundo o que amamos é aquela sensação de "escapar da realidade e viver aventuras". O jogo "Xiudao" não inventa mundos virtuais chamativos, nem faz propaganda exagerada de "um golpe de 999", ele simplesmente oferece um mundo de tinta e água, onde você pode passear, colher alguns recursos, forjar equipamentos, enfrentar tribulações e depois se espreguiçar, e isso já é o suficiente.
Por fim, só quero dizer: não reclame tanto dos jogos nacionais. Nossa geração viu bons jogos e sabe o que realmente gosta. Jogos como "Xiudao", que se dedicam a preservar o sabor da fantasia marcial chinesa, eu estou disposto a promover nesta seção de sentimentos. Não estamos jogando apenas por jogar, mas também revivendo memórias e continuando o sonho de nossa juventude de viajar pelo mundo com a espada em mãos. Pois bem, terminei de escrever, vou subir de nível agora. Amigos imortais, nos vemos no mundo do jogo! Reunião encerrada! 🥂