Hoje não vamos falar sobre música, quero aproveitar o jogo "Youtang Tianxia" para falar com vocês sobre como eu costumo definir as notas. Afinal, sempre vejo pessoas na seção perguntando "quantos pontos vale este jogo", na verdade a avaliação é bastante subjetiva, mas pelo menos tem que haver um quadro de referência, certo? 😄
Eu geralmente divido em quatro dimensões: gráficos, jogabilidade, monetização e social. Cada dimensão tem nota máxima de 10, mais um pouco de nota de sensação pessoal, e por fim faço a média ponderada. Nos gráficos, observo o estilo artístico, a precisão da modelagem e o conforto da UI; na jogabilidade, a profundidade estratégica, a fluidez das operações e a quantidade de conteúdo; na monetização, vejo se o modelo de pagamento força muito a gastar ou se a experiência do jogador gratuito é boa; no social, olho para interação em equipe e ecossistema de jogadores.
Falando de "Youtang Tianxia", que é uma defesa de torre 3D de fantasia, eu daria 7 pontos nos gráficos. A modelagem não é borrada, os efeitos de habilidades são um pouco chamativos, as raças e atributos dos cinco elementos são visualmente distintos e o layout da UI é relativamente intuitivo. Mas a iluminação dinâmica e a textura de detalhes ainda ficam atrás das grandes empresas de primeira linha, não é impressionante, mas também não parece barato.
Na jogabilidade, dou 7,5 pontos. Não é aquele tipo de defesa de torre sem cérebro, mas permite ao jogador controlar 1 personagem principal e 5 heróis, a posição e a combinação de elementos influenciam a batalha, e o sistema de formação aumenta o espaço para estratégia. Mais interessante ainda, o combate automático permite que jogue quem gosta de deixar no automático ou no manual, controlando o ritmo da estratégia. Cuidar do desenvolvimento dos heróis exige acompanhar vários personagens simultaneamente, e a distribuição de recursos precisa de equilíbrio, o que é muito amigável para jogadores como eu, que gostam de "estudar combinações".
Na monetização, como o jogo atualmente está escrito como gratuito, ou seja, gratuito com compras internas, eu avalio se "é possível jogar sem gastar dinheiro". Pelo desenvolvimento de personagens, se você se dedica um pouco consegue obter materiais de evolução, mas criar múltiplos personagens ao mesmo tempo significa que os recursos escassos ficarão em falta, e no final, se quiser seguir a formação popular do meta, pode ter que acumular recursos através de eventos a longo prazo. Então dou 6,5 pontos para monetização, não força muito o gasto, mas jogadores impacientes podem sentir a progressão travada.
Na dimensão social atualmente não se destaca, a experiência se limita a modos de competição e rankings. Não há guilda obrigatória nem parceria obrigatória, é bom para jogadores com fobia social, mas quem gosta de agitação pode achar a interação pouca. Dou 6 pontos, é interativo, mas não é um impulso social dominante.
No geral, meu padrão é dar cerca de 7 pontos.Não é uma obra-prima, mas na categoria de tower defense, a combinação dos cinco elementos e a experimentação de formações são ideias interessantes. Especialmente em relação à avaliação, não se deve apenas focar em "é gratuito ou não" ou "a qualidade gráfica é boa ou não", mas sim no que o jogo quer que você experimente e se ele conseguiu isso. O Yu Tang Tian Xia quer que você jogue com combinações estratégicas e desenvolvimento de longo prazo, e nessas duas questões ele se sai de forma razoável para acima da média, para mim já é uma obra que vale a pena tentar.
Claro, cada pessoa dá foco diferente às notas. Alguns acham que a jogabilidade é tudo, outros se importam com a aparência dos personagens, e há quem só queira formar uma equipe para jogar com amigos. Então, minha nota é apenas uma referência; quando vocês pegarem o jogo, joguem algumas fases antes de escrever a avaliação, essa é a forma mais convincente de dar uma nota. 🎮