Primeiro, vou falar sobre minhas impressões gerais: a EA, esse velho estúdio, realmente sabe como fazer jogos de simulação de gestão. Este jogo foi lançado globalmente e, em três semanas, já teve 15,5 milhões de downloads; na região China do iOS, ficou no topo da lista por uma semana. Esses números não são ruins para qualquer época. Hoje quero conversar sobre o que fez ele se tornar popular e por que depois foi gradualmente saindo do foco principal.
No quesito gráficos, ele me deu uma grande surpresa. Dizem que é um jogo para celular, mas o modelo 3D realmente não é mal feito; quando as luzes de neon se acendem na cidade, combinadas com a curvatura da linha costeira e o reflexo das sombras, dá até vontade de tirar uma captura de tela e usar como papel de parede. Comparado aos produtos semelhantes da mesma época, esse nível, mesmo com os padrões de hoje, não seria inferior; conseguir esse nível de detalhe com as limitações do desempenho do celular é realmente cuidadoso.
No gameplay, ele tem a típica herança do SIMCITY: começar do zero, delimitando terrenos, construindo ruas, residências, áreas industriais e depois assistir à população crescer, desbloqueando diversos marcos e pacotes de expansão. Acho que a chave do sucesso está no 'baixo limite de entrada e fragmentação', permitindo pegar o jogo a qualquer momento para coletar dinheiro ou lidar com eventos inesperados — algo muito conveniente para trabalhadores e estudantes. Além disso, atualizações posteriores adicionaram aeroportos, trazendo vilas ao estilo de Tóquio ou Paris para sua cidade. Esse senso de coleta e elementos multiculturais realmente agradou certos jogadores que valorizam a estética.
No entanto, olhando apenas do ponto de vista de 'simulação de gestão para celular', há uma limitação natural: a partir do meio do jogo, você entra em um ciclo de números, falta dinheiro, falta material para consertar isto ou aquilo, tornando a experiência central facilmente repetitiva e baseada em espera e cliques. Manter jogadores no final é difícil, pois não tem a profundidade da versão para PC nem um sentido real de interação social.
Sobre microtransações, preciso ser objetivo: ele não mostra de forma explícita, como alguns jogos chineses. Mas se você não quiser gastar, ao atingir nível 20 e uma cidade de maior escala, o espaço do armazém se torna um problema que atrasa bastante o progresso. Aquelas cupons de aceleração, edifícios especiais e materiais raros, no fim das contas, dão a opção de 'pagar para economizar tempo'. Felizmente, a liberdade para trocar edifícios e estradas ainda é razoável, então jogadores totalmente gratuitos não estão totalmente excluídos, mas precisam ter muita paciência.Não dou uma nota alta nessa dimensão porque ela não equilibra o núcleo entre o design de compras dentro do aplicativo e as operações de simulação. Quanto mais avança, mais parece um teste de paciência.
Quanto à socialização, vou ser direto: esse jogo basicamente carece dos recursos sociais tradicionais. Apesar de ter rankings de maior e um sistema de clubes, a interação é fraca — você não pode entrar em outras cidades para causar problemas, e é difícil fazer alguns eventos cooperativos. Para mim, é mais como um simulador de autoentretenimento para um jogador. Se você espera reunir amigos para construir casas e se unir para causar problemas, está basicamente pensando demais.
Olhando para trás e percebendo por que ele se tornou popular, o núcleo é na verdade três palavras-chave: nostalgia da propriedade intelectual, gráficos diferenciados e aspiração móvel. Naquela época, faltava um jogo de construção de cidades que pudesse ser uma verdadeira batalha, e ele acabou cobrindo essa lacuna. Ao mesmo tempo, graças à forte presença da EA Universal no mercado, as avaliações da mídia e a reputação dos usuários dispararam, e os downloads naturalmente cresceram como bola de neve.
Quanto ao tempo de recarga mais tardio, ele estava intimamente relacionado ao ritmo das operações. As principais atualizações da história eram lineares, eventos e eventos eram iguais ao original, e quando a novidade passava, os jogadores podiam facilmente se cansar. Além disso, quanto maior a cidade mais tarde, mais precisas as otimizações. Quedas de quadros e superaquecimento eram quase desencorajados em celulares antigos naquela época. Honestamente, se esses jogos de gerenciamento de simulação não dependem de operação a longo prazo para sobreviver, não importa o quão forte seja a explosão, ela certamente vai decair.
Se eu fosse usar meus padrões para avaliação geral, daria 8 de 10 em gráficos, 6,5 em jogabilidade, 7 em experiência paga mas sem profundidade, 5 em socialização, e a média geral era de cerca de 7 pontos. Para jogadores de simulação mobile pela primeira vez, este título vale a pena tentar; Mas se você procura um Mayor grande e abrangente e hardcore, recomendo conferir o clássico no PC.
Por fim, não está completamente morto. Ocasionalmente, há eventos e novas jogabilidades disponíveis. Como um construtor de cidades para passar o tempo de vez em quando, ainda é bastante adequado. Mas do seu período explosivo até a fase estável atual, o mundo dos games é simplesmente implacável — é bom estar feliz, mas morrer é normal.
Certo, essas são apenas minhas divagações pessoais na seção de literatura emocional. Se alguém concordar ou quiser discordar, sinta-se à vontade para conversar comigo nos comentários. Vejo vocês no fórum 😄