Vamos direto à conclusão: dou a este jogo uma nota de 7,5/10. Não é uma obra-prima, mas definitivamente é jogável dentro do mesmo gênero, especialmente para quem gosta de jogar nos momentos livres.
Muita gente me pergunta em que eu me baseio para avaliar um jogo; eu geralmente divido em quatro dimensões: gráficos, jogabilidade, microtransações e social. Hoje vou usar "Dragon Hunter" como exemplo concreto para explicar por que dei essa nota.
Nos gráficos, dou 7 pontos. Sinceramente, o mundo 3D de cultivo espiritual não é impressionante, mas tem um estilo consistente e transmite bem a sensação da antiga terra selvagem. As nuvens ao voar e os efeitos das habilidades dos generais divinos são limpos e nítidos, sem aquele excesso de poluição visual comum em jogos de navegador baratos. Apenas os detalhes do modelo são um pouco ásperos, e algumas texturas ficam borradas, mas sendo um jogo de idle, não espero que se compare com grandes jogos offline.
A jogabilidade é o ponto principal, dou 8 pontos. Dentro da estrutura de cultivo idle, há muitas coisas interessates. O que mais me surpreendeu foi o sistema de coleta de generais divinos. Não é só um simples sistema de cartas; você precisa completar missões para conquistá-los. Esse design é bem interessante — você só os adquire depois de vencer, dando uma sensação de conquista. Além disso, há centenas de generais para combinar livremente, adicionando certa profundidade estratégica. Quanto à sensação de combate, dentro dos jogos de idle é excelente. Embora não se compare com jogos de ação, você sente que cada golpe atinge de verdade. O treinamento de pets e o aumento de poder das roupas também são operações padrão, sem problemas.
Sobre microtransações, preciso comentar com cuidado. O jogo é anunciado como gratuito, mas na prática há incentivos como receber Nezha e Ao Bing na primeira compra e VIP que dá o avatar do Vermillion Bird. Isso merece discussão — acredito que o critério de avaliação deve considerar se é possível jogar sem gastar dinheiro. Testei, e é totalmente possível progressar como jogador free-to-play, os recursos diários são suficientes, e você pode conquistar vários generais fortes apenas completando missões. Contudo, alguns generais limitados podem bloquear seu progresso, como o popular Nezha, disponível apenas na primeira compra. Para um jogador racional como eu, não exigir gastos mas oferecer conveniência é um design comercial aceitável, dou 6 pontos; não critique, se fosse totalmente gratuito, o jogo já teria falido.
No aspecto social, dou 6,5 pontos. Não há obrigatoriedade de se formar grupos, mas há guildas, lutas amistosas e rankings como funções básicas. Jogando sozinho no idle não sinto falta de nada, mas se quiser interagir com outros jogadores, há caminhos para isso. Não é animado, mas funcional.
Finalmente, vou comentar por que desta vez desviei do assunto e falei sobre critérios de avaliação.Porque eu vejo muitos posts em fóruns que logo começam com “jogo lixo” ou “obra-prima invencível”, isso não é objetivo. A avaliação não depende de quão chamativo é o texto de divulgação, nem de achar que é ganancioso por causa de algum evento de recarga. Você precisa analisar cada dimensão separadamente e avaliar de acordo com o tipo de jogo. Por exemplo, em 'Caçador de Dragões', como um jogo de RPG automático de cultivo, ele faz bem o que deve fazer: rendimentos automáticos, crescimento offline, liberar as mãos, então merece uma nota alta. Se compararmos com um jogo open world AAA em termos de liberdade de gameplay, não é razoável.
Resumindo, gráficos 7, jogabilidade 8, monetização 6, social 6,5, média 7,5. Recomendo para quem gosta de temas de cultivo mas não tem muito tempo para grind manual: deixar no automático no trabalho, colher recursos depois, montar combinações de chefes, bem agradável. Recomendação racional, sem exageros nem críticas injustas, é isso. 😎