Ainda me lembro das noites em que me escondia debaixo das cobertas, jogando 《Golden Sun》 com aquela pontinha de luz da tela. Naquela época não existia essa qualidade de imagem tão alta; os personagens em pixel travavam a cada dois passos, mas eu não conseguia desligar. Agora, ao ver este jogo para celular 《Xianmeng Qiyuan》, a qualidade gráfica é realmente impressionante, os trajes dos montes e armas são cada um mais deslumbrante que o outro, e a competição entre guildas em servidores diferentes é um tipo de jogabilidade que nem sonhávamos na época — naquela época, precisávamos de três pessoas para conectar o link do GBA.
Pra ser sincero, o sistema climático deste jogo me deixa meio atônito. Quando jogava 《Final Fantasy Tactics》, dias de chuva limitavam movimentos e dias de sol alteravam o alcance das habilidades, o que parecia incrível. Agora, em jogos de celular, é só mudar o clima, e os NPCs ainda interagem e dão tarefas, realmente parece um mundo vivo. Mas o que mais me toca é a dungeon de casal. Hm… me lembra quando jogava 《Monster Hunter》 no PSP, com amigos que conheci online caçando juntos; embora não tivesse sistema de casamento, aquela sensação de lutar lado a lado é, de certa forma, parecida.
O sistema de trajes me faz lembrar da alegria de jogos de troca de roupas no NDS, mas naquela época só podíamos trocar roupas do personagem; agora, até os montes têm figurinos. No caminho de cultivo, lutar com um Qilin é realmente muito mais estiloso do que cavalgando um Chocobo em pixel. Mas não sei por quê, ao ver essa experiência de combate fluida, sempre me lembro dos dias em que o brilho da tela do GBA não era suficiente e, em dias ensolarados, eu tinha que virar a tela de lado pra enxergar. Naquele tempo não parecia difícil, mas agora, lembrando, só vejo juventude.
O modelo de cobrança indica 0 reais, e isso me lembra de quando, criança, economizava o dinheiro do café da manhã para comprar uma cartucho pirata. Não é questão de jogar de graça ou não; é aquela felicidade pura que parece difícil de encontrar agora. Embora 《Xianmeng Qiyuan》pareça muito divertida e emocionante, meu coração sempre terá um espaço reservado para aquele portátil cinza que só aceitava duas pilhas AA.
Algum de vocês já teve aquele momento, jogando um jogo novo, em que de repente se lembra de alguma cena no portátil que jogava antigamente? Comentem aí, vamos juntos relembrar o passado. 😌