Hoje, navegando pelo fórum, vi este "Culinary Dimension" e de repente fiquei um pouco emocionado. Hoje em dia, os gráficos dos jogos estão cada vez mais sofisticados, modelagem 3D, efeitos de luz e sombra, a ponto de querer fritar o GPU do celular, mas jogando, sempre sinto que falta alguma coisa. Antes, com um cartucho de alguns megabytes no console, eu passava um mês inteiro tentando acabar com as três vidas de Contra, decorando cada espaço entre os tijolos de cada fase. Agora, tudo é marcado no jogo, auto-navegação, varredura com um clique, guia de poder, eles praticamente querem cortar suas mãos pelo caminho.
Falando de volta sobre esse Culinary Dimension, a ideia é bem interessante — cozinhar gera magia, e os alimentos podem se transformar em garotas fofas, que eles chamam de "espíritos da comida". Pra ser sincero, essa ideia me lembra aquela sensação de ouro brilhante quando o pote era aberto em "Pequeno Mestre da China", só que naquele caso ao menos eles realmente cozinhavam, enquanto nesse jogo você é o "chefe" coletando garotas de diferentes cozinhas para lutar. O que dizer de pratos como Dan Dan Noodles ou Buddha Jumps Over Wall se tornando seres mágicos? Se tivéssemos essa criatividade nos nossos consoles de antigamente, eu aposto que nem precisaríamos almoçar; apenas olhando as ilustrações da comida já ficaria satisfeito 😂
Mas falando sério, a jogabilidade desse jogo é bem nostálgica — combate por turnos com elementos de coleta e evolução. Os jovens de hoje podem achar antiquado, mas para nós que somos um pouco mais velhos, é reconfortante. Naquela época, "Dragon Quest" também era assim: subir de nível, montar equipe, enfrentar chefes; não havia botão de auto-batalha, tudo era manual, os dedos ficavam calejados. Agora, esse jogo ainda mantém a profundidade de "estratégia de equipe", não te dá uma trilha completa de auto-batalha, por isso eu dou um joinha para os desenvolvedores 👍
O que mais me toca é a ideia de "purificar os espíritos da comida corrompidos pela escuridão". Veja, com a cultura do fast food se espalhando, é difícil para as pessoas fazerem uma boa refeição, quanto mais perceber o "amor" na comida. Esse jogo quer justamente nos dizer: somente quem ama de verdade a culinária pode salvar o mundo. Lembro da nossa infância, quando a mãe cozinhava uma panela de sopa de costela, o aroma se espalhava por todo o andar; não é como hoje, que você abre um aplicativo de entrega e passa um tempão sem saber o que pedir. Os espíritos da comida nesse jogo estão corrompidos por energia negativa, em outras palavras, não é isso que acontece com as pessoas modernas, que transformam comer em uma tarefa e perdem a paixão pelos alimentos?Quando eu estava jogando, fiquei até um pouco tocado, e fui especialmente para a cozinha fazer uma tigela de macarrão instantâneo, adicionei um ovo poche, como uma forma de animar os espíritos da comida 🍜
Claro, o jogo também não é perfeito. A parte de microtransações está escondida mais do que os joysticks das antigas arcades, e sobre a probabilidade de tirar personagens... nem vou falar, quem entende, entende. Mas felizmente dá para jogar de graça, o ritmo não te obriga a maratonar, perfeito para nós, jogadores de meia-idade que querem relaxar no sofá depois do trabalho. Não é preciso gastar centenas de horas farmeando, basta entrar no jogo todos os dias para ver a pequena missão da sua menina Qing Tuan pulando um pouco, e experimentar novas receitas nas fases, é bem terapêutico.
No fim das contas, esse negócio de jogo, gráficos e jogabilidade são só aparência, o núcleo mesmo é a sensação de "imersão". Quando éramos crianças, conseguíamos imaginar um mundo inteiro de aventura só olhando os pixels, porque a nossa mente era simples. Hoje os jogos são cada vez maiores, mapas que parecem planetas inteiros, mas estamos cada vez mais difíceis de agradar. Não é que as empresas não saibam fazer jogos, é que o nosso coração que antes se satisfazia com "um pacote de snacks e uma tarde inteira de diversão" já ficou endurecido pela vida.
Então, quando encontro jogos como "Cooking Dimension", que não buscam encher de coisas, mas querem se divertir com algo tão cotidiano como "comer", eu acho até refrescante. Ele não quer que você salve o universo, só quer que você lembre — coma bem e jogue para se divertir. É como naquela época em que ficávamos em frente à televisão, com aquela tigela de arroz frito com ovo ao som da música 8-bit do Famicom, e mesmo assim conseguíamos sentir o sabor de um banquete imperial 😋
Tá bom, chega de falar, vou fazer um lanche noturno para os espíritos da comida. Esse jogo combina demais com churrasco 🍢