图片
Ainda me lembro da primeira vez que joguei aquele tipo de jogo de quebra-cabeça simples e viciante no GBA, a tela era pequenininha, mas conseguia engolir todo o recreio. Hoje, baixei aleatoriamente o "BBQ Sorting Puzzle" e, sem esperar, enquanto jogava, a juventude voltou 😭

Basicamente, este jogo é só um problema de classificação: vários ingredientes estão enfiados em palitos de bambu, e você precisa agrupá-los por tipo no mesmo palito. As regras são só duas: toque em um palito para pegar o ingrediente e toque em outro para soltá-lo; apenas ingredientes do mesmo tipo podem ser empilhados juntos, e o palito precisa ter espaço. Parece simples, né? Mas eu travo na primeira fase três vezes, e ao refletir, aqueles minijogos no GBA que “pareciam bobos, mas faziam quebrar o console” tinham exatamente essa sensação 🔥

O mais impressionante é a sensação ao jogar. Operação com um dedo, toque e responde, reage conforme a mão, sem aquela sensação de constipação de alguns jogos de celular atuais do tipo “toque e espere três segundos”. É provável que o desenvolvedor Shenzhen Yunbu Interactive entenda do assunto, e tenha recriado o ritmo das antigas portáteis “pegue e não largue”. Eu ficava tocando a tela e me senti confuso, como se ainda estivesse com aquele SP quebrado na mão, tela amarelada, botões afundados, mas os cálculos na mente e a memória muscular nas mãos não mudaram nada.

Claro, comparado aos jogos portáteis originais, falta um pouco o ritual da “máquina física”. Antigamente, tinha que assoprar o cartucho antes de colocar a fita, agora é só abrir o app e jogar; antes, se travasse, só sobrava ficar olhando ou procurar um guia, agora pode reiniciar a qualquer momento. Mas ainda bem que não tem aquelas limitações de energia ou anúncios forçados, 100% gratuito e puramente de quebra-cabeça, mais próximo do antigo modelo “compra única”. A versão 5.0 também é discreta, diferente de muitos jogos hoje que parecem querer colocar 4.9.9.9 no título para te lembrar de gastar dinheiro 🍗

Sinceramente, este jogo não tem enredo nem gráficos impressionantes, e o nome parece até um cardápio de churrasco. Mas é exatamente aquele tipo de jogo que você abre por dois minutos no trajeto para o trabalho e, ao levantar a cabeça, percebe que perdeu a parada. É o mais adequado para nós, que dizemos “não tenho tempo de jogar”, mas honestamente abrimos a lista de nostalgia.

Se você também já se escondia dos professores durante o recreio no PSP ou jogava emulador secretamente no NDS, precisa experimentar este. Não para passar de fase, mas apenas para sentir novamente aquele foco que faz você perder a noção do tempo à noite.Ah, juventude, às vezes é como um espetinho cheio de ingredientes, uma bagunça que dá dor de cabeça, mas se organizar direitinho, olha só, tudo junto no mesmo espeto. 🍢
(Alias, alguém lembra como se chamava aquele jogo de empurrar caixas no GBA? Vamos conversar nos comentários, minha memória realmente está confusa……)