图片
Vou falar sobre mim primeiro: tenho 25 anos, sou um trabalhador comum, faço uma hora de deslocamento todo dia, uma hora de almoço, e o tempo que sobra é basicamente consumido por horas extras e reuniões. Desde que entrei no buraco do ‘Superfrota', percebi que ele é feito sob medida para jogadores com tempo fragmentado como nós. Não me diga mais “não tenho tempo para jogar”, o que queremos é jogar de forma científica, entendeu?
Pela manhã no metrô, geralmente só faço duas coisas: coletar safras e clicar em construções. A construção de navios de guerra e upgrade de tecnologia nesse jogo são divididos por período de tempo; antes de sair de casa, clico em um projeto de upgrade de uma hora e meia, e quando chego ao trabalho, já posso coletar uma rodada, perfeita sincronização. Não clique logo em projetos grandes de mais de dez horas, senão durante o dia você só ficará olhando. Lembre-se, tempo fragmentado é para tarefas fragmentadas, não seja ganancioso.
No almoço, depois de comer, vou procurar um canto vazio na escada e fico jogando por uns vinte minutos. O que é melhor fazer nesse momento? Lutar em batalhas do clã ou atacar pequenos portos. Pois ao meio-dia tem muita gente online, é só chamar e você consegue participar das atividades do clã, ganhando alguns pontos. De qualquer forma, nosso líder diz: se você não entrar ao meio-dia, à noite não merece pegar equipamentos. Haha, é a pura realidade.
E à noite? Fazer hora extra até às oito é rotina, e ao chegar em casa deitado na cama, não quero pensar. Então ativo a navegação automática, deixando a frota ir comerciar ou fazer missões de recursos sozinha, enquanto eu assisto vídeos curtos e, às vezes, dou uma olhada. Se no fim de semana tenho tempo livre, aí sim jogo algumas partidas sérias no mundo, aqueles efeitos de milhares de navios disparando são realmente emocionantes, mas só dá na sexta à noite, porque no dia seguinte não preciso acordar cedo.
Por fim, um conselho sincero: embora o jogo seja gratuito, ele consome bastante tempo, então não se compare com os grandes gastadores do servidor; nós, trabalhadores, jogamos apenas para relaxar. Entre quinze minutos por dia, complete as tarefas diárias, evolua o que precisa e roube o que puder, depois desconecte-se. Se você conseguir se controlar, ele será um bom parceiro para o trajeto; se se empolgar demais, as horas extras vão se acumular sem fim. Para que jogar com a frota? Melhor ir trabalhar para o chefe como se fosse a frota… quem entende, entende. 😏