Para ser honesto, como um jogador veterano que está imerso em jogos de celular desde a era do Symbian, ao longo desses anos já vi muitos chamados "jogos de cartas locais". Ou eram apenas mudanças de aparência, ou tinham o nome de uma região mas eram feitos de forma péssima. Quando vi este Mahjong de Xangai pela primeira vez, fiquei um pouco hesitante, afinal de contas, existem muitos jogos de Mahjong que dizem oferecer a jogabilidade autêntica de Xangai, mas na verdade a maioria deixa a desejar.
Mas hoje, depois de jogar por cerca de uma hora, tentando os modos Kao Ma, Baida e Laxihu, fiquei realmente surpreso. Para ser justo, este jogo é um dos jogos de cartas locais mais atenciosos que vi nos últimos anos.
Vamos falar primeiro sobre a jogabilidade que todos mais querem saber. No modo Kao Ma, o senso de ritmo é muito bem feito, o exemplo mais típico é que quando você está pronto para declarar Mahjong, você bate uma vez, e a sensação do som saindo da sua mão é muito parecida com a que sentimos quando jogamos na sala de Mahjong. Para ser honesto, já joguei o Mahjong de certa grande empresa, e o modo Kao Ma deles era péssimo, declarar Mahjong parecia a mesma coisa que nada, tudo dependia de você observar a barra de progresso, sem qualquer senso de tensão ou interação.
Agora sobre o Laxihu. Este modo realmente é desafiador para algumas pessoas, porque ele é bastante diferente do Mahjong tradicional, jogadores não familiarizados podem ficar confusos. Mas justamente o Mahjong de Xangai oferece algumas teclas de atalho para indicação, então até novatos não ficam totalmente perdidos. Eu mesmo testei e percebi que a cobrança de pontos é muito boa, basta clicar no tipo de mão que automaticamente calcula os pontos, poupando você de ficar calculando manualmente. Jogadores antigos podem achar que perde um pouco do charme, mas para dispositivos móveis essa lógica torna o jogo mais eficiente, compatível com o ritmo de entretenimento fragmentado de hoje.
Quanto aos gráficos e dublagem, quero dizer mais algumas palavras, pois já joguei muitos chamados de "auténticos com sabor de Xangai" e ao entrar ouvia mandarim padrão, o que me tirava completamente da imersão. O que é raro é que o Mahjong de Xangai realmente oferece dublagem em dialeto de Xangai, não um sotaque forçado, e as vozes de tias e tios soam naturais, muito acolhedoras. A interface do jogo também segue um estilo refinado, nada extravagante, com o estilo das antigas casas de Xangai, e as peças de Mahjong são claras e nítidas, visualmente confortáveis.
Quanto ao modelo de cobrança, é download gratuito, e este é um ponto que também me dá uma boa impressão.Atualmente, os jogos de mesa no mercado frequentemente vêm com várias bonificações de itens, privilégios VIP, especialmente os produtos de grandes empresas, onde se você não gastar dinheiro, nem consegue pegar um bom lugar. Jogando o Mahjong de Xangai até agora, não encontrei anúncios irritantes em pop-up, não há pontos de cobrança em todo o jogo, é puramente um aplicativo de entretenimento e lazer. Para falar sinceramente, no ambiente atual, encontrar um jogo de cartas e mesas realmente gratuito é como encontrar um verdadeiro fliperama em meio a uma montoeira de caça-níqueis pagos.
Comparando com produtos semelhantes, vamos fazer um resumo horizontal simples. Joguei bastante TuYou Mahjong e Happy Mahjong, eles são realmente fortes na socialização e na experiência geral de Mahjong, como criar salas com amigos e torneios nacionais, adequados para jogadores que gostam de agito. Mas, de verdade, quando se trata da essência das regras locais, especialmente modos muito regionais de Xangai como 'Qiao Mahjong' e 'La Xi Hu', o Mahjong de Xangai fazer algo tão detalhado é realmente raro. Diferente daquelas empresas que tentam atrair todos os fãs de Mahjong, ele se concentra em atender bem a população local de Xangai e as pessoas que gostam da cultura de Xangai, e o fato de ser pequeno e refinado acaba se destacando.
É claro que também tem pequenos pontos negativos. Por exemplo, não há sistema de conta, o progresso é salvo localmente no aparelho, então, se trocar de celular, basicamente começa do zero. Outro ponto, não sei se é porque não encontrei a opção, mas parece que o jogo não tem função social, não é possível criar salas privadas com amigos, só dá para se juntar a jogadores já presentes nas mesas, reduzindo um pouco a diversão de competir com amigos.
No entanto, de forma geral, o Mahjong de Xangai mostra um alto nível de completude e dedicação, realmente merece uma boa nota. No ambiente de jogos móveis atual, tão voltado para lucro rápido, conseguir criar um produto puro assim é raro.
Por fim, uma reflexão: lembro-me de jogar a versão Java de Mahjong solo no Symbian há anos, a tela era pequena, qualidade de imagem baixa, mas a felicidade que sentia ficou registrada até hoje. Agora os jogos para celular são cada vez mais sofisticados, e os que realmente permitem jogar tranquilamente são cada vez mais raros. Se você também cresceu em Xangai, gosta das regras antigas de Xangai, ou tem curiosidade pela cultura genuína das mesas de cartões de Xangai, vale a pena experimentar uma partida do Mahjong de Xangai, talvez você entenda a sensação que estou descrevendo. 🤔