图片
Primeiro, uma premissa: este jogo simula uma família de formigas sobrevivendo no deserto. Parece relaxante só de ouvir, mas ao jogar você percebe que é cheio de detalhes. A escolha de profissão não é algo que você pode simplesmente clicar e pronto; ela decide diretamente se você vai comer terra ou carne no início. Eu passei cerca de dez horas testando as três profissões básicas, e vou mostrar os dados para vocês. Não se apresse em criticar; leiam até o fim e só depois conversamos.

As profissões que podemos começar são apenas três: formiga operária, formiga soldado e formiga exploradora. Não me diga que você escolheu a “formiga onívora”; essencialmente é uma variação da formiga operária, sua árvore de habilidades não foge do modelo principal. Vou explicar por que destaquei primeiro a formiga operária.

O painel de atributos da formiga operária mostra eficiência de coleta de média a alta, mas notem o fator oculto: sua capacidade de carga cresce de forma estável a cada nível. Antes do nível seis, a diferença não é perceptível; depois do nível seis, ela carrega quase 35% a mais de suprimentos que a formiga soldado. Alguém pode pensar: coletar rápido não é suficiente? Vou fazer as contas para vocês. Um ponto de comida média gera cerca de 20 pontos de recurso. A formiga operária consegue trazer 11 pontos por viagem, enquanto a formiga soldado só 6 pontos. Correndo a mesma distância, a operária consegue limpar em duas viagens, enquanto a soldado precisaria de quatro. A diferença real de tempo chega a quase 40%. Se você quiser que a rainha comece a produzir ovos nos primeiros 30 minutos, a operária é a única que não deixa faltar recursos.

Mas preciso avisar os jogadores de formiga operária: essa profissão é absurdamente frágil. Uma mordida de aranha tira 45% da vida, e até o vento gerado por passagens de aves pode reduzir um pouco a durabilidade de seu exoesqueleto. Vocês precisam memorizar o tempo de reaparecimento de cada predador. Na hora do amanhecer, aquele enxame de vespas sempre vagueia em posições fixas; não deixe seu grupo ir pra lá. A maneira correta de usar a formiga operária é terminar o trabalho e voltar imediatamente para o ninho, entregar os recursos aos guardas e só então pegar a próxima tarefa. Não se envolva em combate; você não está para brigar.

Agora, sobre a formiga soldado: seu ataque é o melhor do painel, e com o efeito de rasgar de suas habilidades, você consegue enfrentar escaravelhos pequenos sozinho. Mas temos que prestar atenção: o gasto de energia da soldado é 1,8 vezes maior que o da operária, e o consumo de comida é 2,3 vezes maior. O que isso significa? Se você levar três formigas soldadas para patrulhar, a segurança aumenta ao máximo, mas o estoque de comida de casa diminui visivelmente.Eu testei: um soldado de nível máximo sai por uma hora e consome comida equivalente ao lucro líquido de doze coletas. Portanto, a lógica do soldado não é 'eu quero lutar', mas 'eu preciso fazer com que menos membros do time morram'.

A maneira correta de usar o soldado é em conjunto com o explorador. O campo de visão do explorador é mais do que o dobro do valor base e ele tem habilidades para marcar fontes de perigo. Os soldados que estiverem em áreas marcadas pelos exploradores recebem 15% de redução de dano e aumento de velocidade, atributo que não aparece na sua tela. Se você tentar enviar um soldado sozinho, ele será exausto por movimentos repetitivos, tornando-o um dos mais chatos do grupo.

O papel do explorador é controverso. Vi muitas pessoas dizendo que ele é inútil, corre rápido mas não ganha de ninguém, encontra pontos de recurso mas não consegue trazer quase nada de volta. Isso é parcialmente verdade. O real benefício do explorador está em explorar o mapa e antecipar as rotas dos inimigos. Cada mapa tem pontos de eventos ocultos, como néctar em galhos quebrados e sementes entre grãos de areia. Formigas comuns não alcançam esses lugares porque precisam atravessar territórios de formigas de fogo. Exploradores têm a habilidade de furtividade, podendo entrar e marcar coordenadas. Pontos de recurso marcados aparecem no mapa geral, e todas as formigas da mesma colônia que estiverem carregando itens nesse trajeto têm sua velocidade de transporte aumentada em 10%. Esse bônus é acumulativo: quanto mais cedo marcar, mais estável é o lucro. Testei uma rota de transporte de dois minutos; com marcação, as formigas voltam para o ninho 11 segundos mais rápido. Não subestime esses segundos: quanto mais transportes, maior a diferença.

Se você quiser minha sugestão, é assim que vejo: se você não gasta dinheiro no jogo, passa muito tempo com o time selvagem, as operárias são mais fáceis de usar, não atrapalham e o acúmulo de recursos não depende do ritmo dos colegas. Os soldados parecem impressionantes, mas se não houver coordenação, a ansiedade alimentar pode te desanimar. O explorador é mais adequado para jogadores hardcore que gostam de controlar o panorama geral, lembrar coordenadas e calcular tempos de respawn; você precisa ser atento e meticuloso para desempenhar bem esse papel.

Outra coisa a notar: o mapa do jogo alterna entre dia e noite. Durante a noite, a visão é reduzida em mais de 40%, e a vigilância dos soldados é automaticamente reduzida à metade; as operárias nem se arriscam a sair. A habilidade de visão noturna do explorador, ao alcançar o nível quatro, estende a visão para 80% do nível normal. Isso significa que, se sua colônia precisar defender o ninho ou mover uma base à noite, o explorador é o único que pode se mover com flexibilidade fora dele.Houve três vezes em que fui bloqueado na entrada por vespas, e só consegui evitar ser aniquilado graças às formigas exploradoras que desviaram o ódio. Nesses momentos, você entende profundamente o que significa que a diferença de informação é moeda forte.
Para finalizar, uma última coisa. A profissão não é mais forte por ser rara; é a que se adapta ao seu ritmo que consegue aguentar. Este jogo não tem uma resposta absoluta para T0. Já vi formigas operárias sobreviverem até o meio do jogo, esmagando três formigas soldados de nível máximo com recursos; também vi formigas exploradoras levarem grandes colônias inimigas para campos minados, completando uma virada incrível.
Se vocês quiserem jogar com compreensão, não sejam preguiçosos, estudem os dados de atributos, abram o painel da família de formigas e vejam o que cada ponto de habilidade adiciona. Muitas pessoas perdem não por incompetência, mas porque nem sabem por que estão perdendo.
O guia termina aqui, vou almoçar agora. Se quiserem conversar sobre detalhes, nos vemos nos comentários, eu leio todos.