Vamos começar com a conclusão: eu dou a este jogo uma nota de 7,8/10. Alguns podem achar que é baixa, afinal, ele tem a licença oficial da Ubisoft e ainda é uma adaptação de um IP clássico, mas eu sempre penso que a avaliação não deve considerar apenas o valor sentimental, e sim o quão bem ele se sai em cada dimensão em comparação com jogos similares. Hoje aproveito este post para falar sobre como avalio jogos de estratégia para celular, usando este jogo como exemplo.
Dimensão gráfica, dou 7 pontos. A arte deste jogo reproduz bem o estilo fantástico de "Heroes of Might and Magic", as cidades principais, os mapas do campo e a modelagem das unidades têm bastante qualidade, especialmente os detalhes do tabuleiro de batalha, que veteranos reconhecem imediatamente pelo estilo "Yashan". Mas, para ser sincero, a interface é um pouco retrô, e a tela de tutorial tem muita informação condensada, então às vezes os ícones parecem pequenos no celular. O visual não é ruim, apenas não atinge o impacto de gerações recentes de jogos móveis, mas tem a vantagem de manter o estilo puro.
Dimensão jogabilidade, dou 8,5 pontos. Esta é a parte que mais considero. Exploração clássica de mapas, coleta de minério, abrir baús e combates em turnos tipo xadrez, cada movimento e cada restrição de unidade influenciam a batalha, então a profundidade estratégica está presente. A construção da cidade principal e o ciclo de desenvolvimento de heróis também são completos, não é aquela batalha de números sem sentido. O que me deixa satisfeito é que ele não perdeu o ritmo central de "gerir lentamente no mapa grande, ganhando força através da guerra" do Heroes of Might and Magic. Entretanto, retiro parte da pontuação porque, após a adaptação para celular, os modos de campanha e eventos do servidor ocupam grande parte do tempo, e a sensação de imersão de "jogar uma missão inteira durante a noite" se perde um pouco; isso é um compromisso de gênero, eu entendo, mas ainda assim devo descontar pontos.
Dimensão monetização, é a mais controversa. Dou 6 pontos. O jogo está no formato de download gratuito com compras internas. Para ser sincero, jogadores casuais conseguem jogar, mas se não gastar dinheiro, fragmentos de heróis, produção de recursos e filas de construção podem ficar complicados, especialmente em eventos futuros, a diferença de força entre jogadores pagantes e gratuitos aumenta bastante. O lado bom é que não há aqueles sistemas de gacha com garantia de 10 sorteios repetitivos, o foco é mais em comprar recursos, acelerar progresso e comprar fragmentos de heróis raros, o mecanismo é relativamente transparente.Nos meus critérios de avaliação, gastar dinheiro no jogo não significa necessariamente “não gastar nada”, mas sim se “gastar dinheiro pode trazer uma sensação esmagadora de poder” e se “não gastar dinheiro ainda é possível ter uma experiência básica” — este jogo cumpre ambos, mas o equilíbrio só pode ser considerado médio para bom, então dou 6 pontos, não é muito severo.
No aspecto social, eu dou 8 pontos. O sistema de alianças é bem desenvolvido; conquistar territórios, reunir forças e ajudar com recursos proporcionam uma sensação real de cooperação. Este jogo incentiva muito os jogadores a formarem equipes, e não é aquele tipo de social superficial do tipo “entrar numa guilda e fazer check-in diário”. Durante uma guerra real, o líder da aliança precisa coordenar, dividir frentes e combinar tipos de unidades, exigindo comunicação em tempo real no grupo — tem aquele sabor antigo de MMORPGs no início. Além disso, o canal mundial não é morto, afinal, eventos de guerra nacional forçam os jogadores a se agruparem, nesse ponto acho que é bem melhor do que muitos jogos de estratégia solo.
No geral, dou 7,8 pontos, porque o jogo realmente recria o clássico e encontrou seu próprio ritmo no mobile, mas o custo para avançar gastando dinheiro e a intensidade exigida no final são pontos fracos evidentes. Meus critérios de avaliação nunca foram “original ou não” ou “famoso ou não”, mas se o jogo cumpre suas promessas em cada aspecto para seus usuários. Se você gosta de tática de tabuleiro e aceita um certo crescimento numérico, este jogo vale a pena testar; se você não quer gastar nada e ainda assim quer dominar o ranking, aconselho a manter a calma. Por fim, ao fazer uma avaliação, o que mais assusta é ou exagerar elogiando ou detonar completamente, ainda precisamos falar pelos critérios, certo? 😂