Ultimamente estou sem jogos novos, então experimentei praticamente todos os principais jogos de estratégia de Romance dos Três Reinos disponíveis no mercado, incluindo certo jogo X, certo jogo estratégico Y, certo jogo Z, e hoje quero falar especialmente sobre "Mobile Romance of the Three Kingdoms 2". Para ser honesto, o esquema básico desses jogos é sitiar cidades, capturar territórios, lutar e se desenvolver, mas as diferenças na experiência de detalhes são bem grandes. Como um veterano em SLG, costumo analisar pelos quatro aspectos: gráficos, jogabilidade, microtransações e social, sem exagerar nem desmerecer, apenas de forma prática.
Em termos de gráficos, "Mobile Romance of the Three Kingdoms 2" realmente não é o melhor; comparado com o estilo realista de certo jogo Z, ele é mais parecido com os tradicionais jogos de navegador de Romance dos Três Reinos, os modelos das cidades e ilustrações dos generais são limpos, mas nada de impressionante. No entanto, o ponto forte é a otimização e fluidez: consigo jogar no meu celular antigo sem travar e ele ainda suporta cross-play com PC, o que é melhor que alguns jogos similares que só rodam no celular — tornar a rotina de farm e as invasões noturnas mais práticas pelo computador. Quem prioriza gráficos pode se decepcionar um pouco, mas pessoalmente acho que a jogabilidade é mais importante.
Na jogabilidade, vale comentar alguns pontos críticos. Certe jogo X e certo jogo estratégico Y seguem o clássico ritmo de pavimentar-capturar-sitiar, divertido no início, mas depois se torna basicamente "conectar para coletar, esperar para lutar à noite". Mas "Mobile Romance of the Three Kingdoms 2" tem uma característica especial: "captura de generais" — cada general é único, não são meros fragmentos de cartas para montar, mas podem realmente ser capturados no campo; se pegar, ele é seu. Essa aleatoriedade e sensação de estratégia é bastante envolvente. Missões de recompensa, mineração de tesouros, interceptação de suprimentos se misturam na linha de desenvolvimento, tornando o início menos monótono. Especialmente a regra "generais únicos", significa que se você capturar Lü Bu, ninguém mais pode ter um, isso cria uma verdadeira vantagem estratégica. Comparado com outros SLG, esse é o diferencial.
Mas a jogabilidade também não é perfeita. Por exemplo, campanhas e expedições contra bandidos são PvE que, no final, se tornam repetitivas, dando uma sensação de grind. Além disso, o sistema de comando em batalhas de cerco não é tão detalhado quanto em certo jogo estratégico, exigindo menos coordenação de equipes pequenas; em contrapartida, um jogador investidor (big spender) pode às vezes enfrentar cinco oponentes sozinho. A balanceamento é médio, mas não chega a ser absurdo.
Em relação a microtransações, é preciso esclarecer. "Mobile Romance of the Three Kingdoms 2" é gratuito, mas há compras internas; porém, comparado com certo jogo X, que sem recargas até pro progresso inicial é difícil, aqui é mais leve. Recompensas de primeira compra dão generais, cartão mensal dá recursos, são táticas comuns.O ponto chave é que “generais famosos são únicos” não é exclusivo para quem gasta muito dinheiro; jogadores comuns também podem capturar generais estrategicamente, apenas a probabilidade e a velocidade são menores comparadas aos gastadores. Recursos obtidos na arena e nas missões de recompensa também são suficientes para consumo diário; jogadores que não gastam nada podem jogar, mas para competir pelo trono da cidade imperial ainda é necessário gastar dinheiro ou dedicar tempo. Comparando horizontalmente, o jogo é medianamente honesto, eu daria 7 pontos.
A parte social é o destaque dos SLGs da era dos Três Reinos. O sistema de alianças e o canal global são padrão, mas em "Mobile Three Kingdoms 2", os sistemas de títulos nobiliárquicos e conquistas estão bastante vinculados às alianças; cenários de batalhas envolvendo centenas de jogadores na cidade real e imperial ainda são muito emocionantes. O canal global é bastante movimentado, com chats, interações e discussões; mesmo jogadores solo, como eu, podem entrar em pequenas alianças, sem aquela sensação de solidão de “ninguém presta atenção em você”. Comparado a outros jogos, a colaboração em alianças é mais acessível, pois tarefas diárias já envolvem construção da aliança, diferente de alguns jogos que exigem reuniões em horários fixos à noite, ideal para trabalhadores e estudantes.
Por fim, sobre a experiência geral. Comparando horizontalmente, "Mobile Three Kingdoms 2" não é um grande título com gráficos topo de linha ou IP premium, mas possui sua própria identidade no aspecto de “capturar generais durante cercos”, com baixa barreira de entrada e variedade de conteúdos maior do que muitos SLGs repetitivos. Se você está cansado das rotinas de “cartão mensal + avançar caminho” e quer experimentar confrontos mais diretos, vale a pena jogar. Claro, se você se importa muito com qualidade gráfica ou procura grandes IPs, talvez não seja sua escolha ideal. Mas para mim, poder sentir de forma autêntica no celular a emoção de “capturar Zhao Yun e atacar Xudu”, já vale a pena. 🉑🉑🉑