Primeiro, geralmente assisto muito KPL e LPL, então sou um pouco obcecado por equilíbrio competitivo. Hoje, não estou falando de partidas; quero sim falar de um jogo de cartas idle que me surpreendeu um pouco — 'Counterattack'. Inicialmente, pensei que jogos idle fossem só sobre colher vegetais e se aposentar, mas o ritmo das atualizações de versão neste jogo me fez sentir um pouco como um jogo de 'resposta de versão'.
No último grande ajuste de patch, a mecânica passiva de vários generais menos conhecidos foi reformulada, especialmente a habilidade de "contra-ataque". A lógica do gatilho mudou de "gatilho de probabilidade de acertar" para "hitbox adicional baseada nos buffs dos inimigos." À primeira vista, essa mudança parece dar uma saída para o time de contra-mão, mas se você investigar mais a fundo, basicamente muda todo o ritmo ofensivo na arena cross-server. Antes, tudo girava em torno de correr para construir redução de dano, mas agora você precisa considerar se o inimigo trouxe deliberadamente três camadas de escudo para te enganar e removê-lo, e depois contra-atacou com um controle em cadeia. Honestamente, esse tipo de previsão e contra-previsão parece um pouco como assistir ao BP batalhando em uma partida profissional.
Agora, vamos falar sobre balanceamento. Na nova atualização, alguns generais laranja reduziram o crescimento do ataque base em 0,5%, mas aumentaram o efeito de penetração de armadura de suas unidades exclusivas. Muitos jogadores acham que os números foram nerfados, mas se você maximizar a tecnologia das unidades e comparar com a curva real de dano, verá que a eficiência contra tanques da linha de frente realmente aumenta. Essa é a sutileza da atualização da versão — superficialmente nerfada, mas na verdade aumentada. Uma formação realmente forte só pode ser vista após completar uma rotação completa de habilidades. Pela minha experiência, a antiga estratégia de acumular poder com olhos grossos não funciona mais; agora você precisa estudar a ordem dos ataques de habilidades e o ritmo de recuperação de fúria, o que não é diferente de estudar "prioridade de BP" e "slot de tempo" no jogo de PC.
Outro ponto a mencionar é que, após a atualização da versão, os recursos fornecidos pelo "idle AFK" também foram ajustados. Recompensas offline não são mais experiências únicas, mas agora dropam pergaminhos restantes usados para refinar habilidades exclusivas para gerais. Essa mudança afeta diretamente o ecossistema competitivo tanto para jogadores que gastam médio quanto para quem gasta zero. Jogadores free-to-play crescem trocando tempo por habilidades, enquanto jogadores que gastam meio preenchem lacunas com sortes de gacha direcionadas. A diferença de poder no início da temporada entre os dois lados claramente foi nivelada. Recentemente joguei cerca de dez partidas cross-server e encontrei vários jogadores com generais vermelhos mal chegando a três estrelas, mas todas as combinações de habilidades eram contra-estratégias mirando a popular build sacrificial, que acabou destruindo minha linha geral de cinco fogos.Não é isso que torna os jogos competitivos mais fascinantes? — Você sempre tem que acompanhar as mudanças do meta, mas os verdadeiros mestres entendem o meta, não apenas aproveitam o bônus do meta.
Ah, a nova versão também mudou o enquadramento da aceleração de batalha, aquela cena de “ambos os lados lançando o ultimate simultaneamente em velocidade 2x”, que às vezes trava um quadro; não sei se é um problema de otimização ou uma pausa intencional de performance. Do ponto de vista do diretor, na verdade tem bastante daquele senso de ritual de “decidir a vida ou a morte de uma luta de equipe com um último movimento”, como quando no jogo a base está a um ataque de ser destruída, e de repente ambos os lados usam todas as habilidades de invocador simultaneamente, e o público fica em silêncio por um segundo. Que pena que este é o segmento de música, senão eu realmente queria encontrar uma BGM mais empolgante para acompanhar esses replays de team fight e comentar.
Enfim, 《后发制人》 não é aquele tipo de jogo baseado apenas em números. As atualizações de versão obrigam os jogadores a pensar na troca de momentos entre “desenvolvimento ofensivo” e “contra-ataque defensivo”. Se você também gosta de deduzir o pensamento dos desenvolvedores a partir de ajustes de balanceamento, ser pego de surpresa por um novo combo e depois resmungar enquanto muda sua composição, então esse jogo vale a pena ter no seu celular para explorar com calma. De qualquer forma, toda vez que abro as notas de atualização agora, sinto como se estivesse esperando a prévia de uma versão de campeonato 😌