图片
Ainda me lembro daqueles dias em que me escondia debaixo do cobertor, sob o brilho da tela do GBA, pressionando freneticamente as teclas de direção para empilhar os blocos. Naquela época, não havia nada de sofisticado, apenas uma pequena tela em preto e branco (depois uma tela colorida iluminada), e conseguir jogar Tetris a noite toda já era uma felicidade imensa.
Hoje quero recomendar para vocês, galera, um bom passatempo no celular — não é aquele tipo de jogo para gastar dinheiro, e sim jogar "Leisure Block Elimination" em um emulador. Por que falar só desse jogo? Porque ele praticamente coloca todos os jogos de blocos da nossa infância dentro de uma capa de celular! Ao abrir, realmente dá aquela sensação de “coleção de cartuchos” de antigamente.
Olhem só: no modo Push Up, temos aquele estilo que jogávamos antes, empilhando de baixo para cima de forma inovadora, ritmo emocionante, um deslize e sua concentração vai toda embora. No modo de Queda, é o clássico Tetris, e no momento do bloco cair, minha cabeça só reproduzia o som do botão do GBA. Ainda tem o Pinball dançante, que lembra a alegria dos jogos de pinball do PSP. 🎮 O mais divertido são os modos de "Pet Star Matching" e "Pet Connection", com milhares de níveis e jogabilidade obsessiva, exatamente como as coletâneas de minijogos do NDS que passavam uma tarde inteira.
O que mais me emociona é que inclui também o modo de quebrar blocos, com cinco modos e blocos brancos desafiadores. Quando arrasto meus dedos na tela, sempre sinto que na próxima virada vou tocar os botões cruzados do console antigo. 😂 Apesar de ser uma versão para celular, aquele sabor puro de jogo de raciocínio realmente não mudou.
Comparando com a versão original, claro que a tela é maior, a qualidade de imagem melhor, e não precisamos nos preocupar com cartucho descarregado ou bateria acabando para salvar. Mas o mais importante ainda é a sensação — grátis, sem gastar nada, um jogo solo decente, basta pegar o celular e jogar duas partidas, muito mais prático que antigamente.
Sério, atualmente não há muitos jogos de quebra-cabeça que façam a gente se concentrar. Conseguir sentir novamente o toque de antigamente no celular é raro. Se vocês quiserem relembrar a juventude no trajeto para o trabalho ou antes de dormir, podem baixar um emulador e essa coletânea de minijogos, garanto que após duas partidas vocês vão ouvir mentalmente aquele “haha, voltei”. 🙌