Primeiro a conclusão: o que mais me chamou atenção nesse jogo, na verdade, não é o chamariz de 0,1 de desconto, nem as 334 animações dinâmicas, mas sim o impacto que o design de "um cartão, duas formas" tem no ambiente competitivo. Quem já jogou KPL sabe que as mudanças de versão são sempre a maior variável que influencia o rumo das partidas. Aplicado a este jogo, toda vez que uma atualização ajusta os valores ou o tempo de troca de forma de um espírito, é como se uma nova linha fosse desenhada na fase de BP, influenciando diretamente se um conjunto de cartas pode ou não entrar em jogo.
Anteriormente, quando eu jogava cartas populares, me preocupava mais com o problema da inflação de valores, mas neste jogo, devido à possibilidade de alternar formas das cartas, a lógica de banimento e confronto é mais complexa do que em jogos tradicionais de cartas. Por exemplo, o personagem Tang San: se você olhar apenas para a força de sua forma de controle, antes de uma atualização ele poderia ser T0; se depois da atualização o ângulo de detecção de seu ataque ultimate ou os frames de efeito forem ajustados, ele pode enfrentar lacunas ao confrontar o sistema móvel de alta evasão de Xiao Wu. Esse raciocínio estratégico é o mesmo de observar a profundidade do pool de heróis de um jogador no LPL — um jogador especializado em apenas uma forma, se o servidor de partidas for atualizado e a versão não favorecê-lo, pode ser eliminado instantaneamente. Alguém já fez uma tabela comparando, até agora nos três últimos patchs, como a troca de formas afetou o ciclo de habilidades de poder espiritual?
Os efeitos visuais realmente são impressionantes, mas não quero focar nisso. Na verdade, o que me interessa é a relação entre o sistema social do jogo e a dominância de um deck completo. Espero que os desenvolvedores deem mais atenção a isso nas próximas versões. No fim das contas, a essência de um jogo competitivo é o equilíbrio, e equilíbrio não se mede pelo número de pacotes vendidos, mas pela capacidade de reter os jogadores que estão realmente explorando a mecânica e estudando os confrontos durante as atualizações de versão. 😈