Para ser honesto, eu, um veterano em celulares na minha idade, já vi várias ondas de jogos de cartas com skins diferentes e jogos de fantasia que apenas visam o tráfego; são poucos os jogos de turnos com temática chinesa que me mantêm jogando por mais de dois dias. Mas o jogo "Lenda de Shushan" foi realmente uma surpresa. Sem exageros nem críticas injustas, as primeiras batalhas já me fizeram reviver a sensação de quando eu ficava com meu celular Symbian, tentando estratégias em segredo.
O que mais me tocou foi a fidelidade ao original. O "Shushan Sword Heroes" do autor Zhu Louzhong, realmente é o marco inicial dos romances de fantasia; hoje em dia poucos jovens conhecem, não é? Na época, eu li a obra inteira, página por página. Muitos elementos no jogo, como os imortais solitários, artefatos mágicos, seitas e formações de espada, têm o mesmo sabor do original, não é apenas jogar uma fachada de fantasia por cima. Ao ver aqueles nomes familiares no começo, um homem de meia idade como eu ficou até com os olhos úmidos. 😌
O núcleo do jogo é o combate por turnos, mas o foco não está no automático, e sim nesse complexo sistema de estratégia. Centenas de imortais solitários laranjas podem ser combinados livremente, artefatos e ensinamentos têm diferentes combinações, é necessário planejar a ordem de ação, o ciclo de raiva e relações de vantagem e desvantagem. Na primeira vez que joguei as escaladas do torneio de espadas, um time me derrotou a ponto de duvidar da vida, e precisei de uma hora em casa para ajustar a combinação antes de conseguir virar a partida. Esse tipo de confronto mental, sinceramente, é raro nos jogos atuais para celular. A maioria depende de força bruta; poucas vezes se vê alguém virar o jogo apenas com posicionamento e ordem de ataque. Lembro de uma vez numa batalha entre servidores, nosso time tinha força muito menor, mas conseguimos virar a partida no 30º turno usando combinação de artefatos de silêncio e redução de raiva, acho que do outro lado quase quebraram o celular de raiva 😂
O jogo não é apenas batalhas individuais; combates de facções, duelos entre servidores e batalhas de guildas são muito animados. Jogar sozinho não é solitário, jogar em grupo é ainda mais empolgante. Os veteranos da guilda também não são jovens, todos entram às 7h30 para batalhas de guilda; o comandante dá ordens e a equipe segue a formação, me lembrando dos tempos de batalhas em laboratório de informática na escola.
Outro ponto positivo é que o modelo de pagamento do jogo é zero, ou seja, gratuito. Os pontos de pagamento dependem mais de tempo ou inteligência, em vez de dinheiro. Na época, como jogador sem gastar nada, consegui formar uma equipe prática através das missões principais e eventos, e ainda enfrentava jogadores que fizeram compras iniciais que ficavam 50/50 no resultado. Essa sensação é tão limpa quanto jogar em consoles antigos sem compras internas.Claro, por outro lado, não existe almoço grátis, alguns novos tesouros no jogo realmente exigem muito esforço para conseguir. Mas um jogo que te faz querer realmente se dedicar, em vez de apenas gastar dinheiro para aumentar os números, nisso os dias de hoje já é sinal de sinceridade.
Por último, elogio a otimização do sistema. Eu uso um celular com plataforma 5.0 e mesmo em dispositivos mais simples o jogo roda bem. Os gráficos não buscam efeitos exagerados, o estilo artístico nacional é muito agradável. Em uma era cheia de montarias com asas e espadas matadoras cortando tudo, essa contenção é rara. 😏
Sem exageros nem críticas duras, "Lenda de Shushan" não é aquele jogo que te dá prazer instantâneo durante a noite, mas se você gosta de temas de imortais, aprecia combate estratégico por turnos que exige raciocínio, vale a pena se dedicar a ele por um tempo. De qualquer forma, já estou cansado das mecânicas chamativas dos grandes jogos móveis; encontrar um velho RPG de imortais, simples mas profundo, para treinar tranquilamente, é ótimo.
Ah, recentemente nosso líder está recrutando pessoas, falou que quer acelerar a próxima guerra entre servidores. Se alguém ver este post e quiser entrar, pode me chamar, eu te levo na escada celestial, montamos uma formação de espadas, e o conjunto "Três Talentos da Flor Fluida" que eu desenvolvi ainda não teve sucessor. 😎