图片
Ainda me lembro de quando, no ensino médio, eu economizava o dinheiro do café da manhã só para comprar um cartucho de GBA. Naquela época, não havia tantos jogos para celular coloridos e chamativos como agora; um pequeno cartucho e uma tela iluminada com luz de fundo já eram suficientes para me manter acordado do estudo noturno até a hora das luzes se apagarem no dormitório. Jogos com temática dos Três Reinos eram os meus favoritos: de "Dynasty Wars" a "Romance of the Three Kingdoms", cada ataque e defesa de cidade, cada recrutamento de um general, podia me deixar empolgado por dias.

Hoje quero falar com vocês sobre o jogo que estou jogando recentemente no celular, "Three Kingdoms Lords". No começo, eu relutei em experimentar, afinal, nos últimos anos foram lançados muitos jogos para celular sob o nome "Três Reinos", quase todos apenas com mudanças visuais e compras internas, tocando dois botões e a batalha ocorria automaticamente, sem aquela sensação de administrar uma cidade pessoalmente que eu sentia antigamente. Mas resolvi tentar durante um fim de semana e, ei, acabou me viciando um pouco, parecia que a juventude tinha voltado. 🏯

"Three Kingdoms Lords" tem um estilo de arte em Q-version (estilo fofo). À primeira vista, lembra um pouco aqueles combates de pequenos personagens em "Super Robot Wars" no GBA, mas no fundo é um verdadeiro jogo de estratégia de tabuleiro. Não é aquele tipo de jogo que se passa no automático; ele realmente te coloca no papel de um senhor feudal, começando com uma pequena porção de terra: plantar, recrutar soldados, construir casas, passo a passo gerenciando uma cidade vazia. Ainda me lembro da primeira vez que atualizei as muralhas até o nível máximo, a sensação de conquista era tão emocionante quanto ter finalmente completado um cenário de "Romance of the Three Kingdoms VII" no PSP.

O que mais me surpreendeu foi o design do mapa — as treze províncias estão todas abertas, não é um caminho linear, é realmente como em "Romance of the Three Kingdoms DS" no NDS, onde os senhores feudais se entrelaçam; você pode formar alianças ou comércio com cidades vizinhas, ou até atacá-las furtivamente à noite. Uma vez, levantei-me de madrugada para roubar recursos da aliança ao lado, mas fui cercado rapidamente, e o coração acelerado me fez sentir novamente como aquele garoto que apertava os botões do SP escondido debaixo do cobertor, com medo de ser descoberto pelos pais. 🌙

Claro, a versão para celular ainda difere da versão original para console portátil. Por exemplo, agora em "Three Kingdoms Lords", você pode jogar em qualquer lugar sem precisar inserir o cartucho e esperar o carregamento, como antigamente. O que me deixa mais dividido é que, enquanto em "Sango Heroes" alguns desenhos 2D antiquados existiam, agora todos os personagens estão em Q-version, perdendo um pouco do peso e realismo, mas ganhando um tom mais leve e divertido.Além disso, o sistema de desenvolvimento de generais agora é ainda mais complexo, com vínculos, afinidades e equipamentos exclusivos. Para ser honesto, no começo eu estava um pouco perdido, mas quando pensei melhor, isso não é justamente transformar em sistema aquelas fantasias juvenis que imaginávamos tipo 'e se Zhao Yun tivesse a habilidade de estrategista de Zhuge Liang'? Haha, bem interessante. 🤔
Não sei se os velhos amigos que jogavam online comigo 《GBA Sangokushi》 ainda jogam jogos hoje em dia. Se vocês também instalarem 《Sangoku Da Líder》, será que ainda poderíamos como antes: eu monto a cavalaria, você a torre de arcos, e os dois estudando as combinações de campos na tela? Agora nos celulares é mais conveniente, não precisamos mais de um cabo de conexão, mas aqueles tempos de discutir e disputar por um decreto de cerco para um general, talvez realmente só fiquem nas fitas de cartucho.
Enfim, se você também é um entusiasta nostálgico de estratégias de Sangokushi e está cansado daqueles jogos de batalha automática de clique e gerenciamento, vale a pena experimentar este 《Sangoku Da Líder》. Pode não ter a estética granular e rústica dos jogos de console da época, mas aquela sensação de ser o dono da própria estratégia e planejamento em sandbox ainda me permite, mesmo em pequenos intervalos, reviver aquele cuidado e entusiasmo da juventude. Desta vez, não preciso me esconder debaixo do cobertor, mas a juventude realmente voltou. 🍂
(Ultima pergunta baixinho: ainda tem alguém segurando o celular em um ângulo de 45 graus só para enxergar o avatar de um soldadozinho? Haha, eu começo, sou eu.)