Recentemente, KPL e LPL chegaram à fase decisiva, e o impacto das mudanças de versão nos sistemas de tática é visível a olho nu. Mas, para ser honesto, no nosso círculo de eSports de jogos para celular, além de MOBA e FPS, categorias mais casuais e sociais como jogos de dança e música sempre careceram de um palco competitivo em grande escala. Então, ao ver que 《恋舞OL》 desta vez incluiu "subida de estrelas de roupas" e "abertura de novos níveis" na versão da temporada de volta às aulas, fiquei de repente um pouco emocionado — esse aumento na profundidade de desenvolvimento, essencialmente, também está criando um espaço de competição "além da operação" para os jogadores.
Afinal, o núcleo de um jogo de dança não é apenas velocidade de reação e senso de ritmo; as diferenças de estatísticas trazidas pelo crescimento dos personagens e pela combinação de roupas são, na verdade, muito semelhantes ao jogo de BP em esportes eletrônicos. Você entra com um vestido de noiva de alta estrela, enquanto outra pessoa veste peças soltas com tema de lâmpada mágica; isso é como um lado pegando o herói mais forte da versão, enquanto o outro luta em uma partida desfavorável. Do ponto de vista competitivo, a estrutura de 'desenvolvimento fora da partida + desempenho dentro da partida' de "Love Dance OL" realmente testa a compreensão do jogador sobre os recursos.
Além disso, o slogan 'jogar juntos' é bem interessante quando colocado no contexto de competições de eSports. Uma verdadeira comunidade de eSports não é apenas sobre assistir às partidas, mas sobre todos praticarem dança juntos, darem feedback sobre roupas uns dos outros e estudarem os pontos de ritmo de novos níveis. É como quando esperamos no fórum pelo intervalo das partidas para discutir o estado dos jogadores; no jogo, discutir com amigos de dança qual vestido de casamento dourado é mais fácil de acertar o ritmo perfeito também é uma espécie de 'análise de competição'. 😂
Claro, eu também sei que fãs de filmes e TV conversando sobre jogos é meio fora de contexto, mas competições de eSports em si são outra forma de 'consumo de conteúdo'. Atualizações de versão são como novas 'linhas de trama', e as ações dos jogadores são como 'performances de personagens'. Sob essa perspectiva, a temporada romântica de volta às aulas de 'Love Dance OL' na verdade está dando a cada jogador um ingresso para 'entrar na competição'. Após a abertura de novos níveis, todos estão na mesma linha de partida competindo em compreensão, velocidade de execução e estética; essa sensação de 'reinício de temporada' é o que torna os jogos competitivos tão cativantes.
Para falar a verdade: se os torneios de eSports de jogos mobile só se concentrarem em derrubar torres e tiroteios, o ecossistema com certeza será muito limitado. Jogos como 'Love Dance OL', que combinam socialização, desenvolvimento e expressividade, podem, na verdade, oferecer uma experiência de visualização mais leve em competições presenciais — imagine uma dança em grupo durante o intervalo, o efeito visual não seria tão interessante quanto assistir a uma reprise? 😏
De qualquer forma, eu já estou praticando a nova versão, nos vemos no jogo para ver quem é melhor.