图片 Acabei de apagar a luz e me deitar, mas minha mente ainda está rodando cenas como em um filme, virando e mexendo sem conseguir dormir. Peguei o celular para procurar um jogo para "hipnotizar", mas na verdade não estava realmente com sono, só queria jogar algo antes de dormir que não acelerasse meu coração. Então abri Temple Run 2, e acabei correndo por quase meia hora... como posso dizer, de repente senti uma sensação inesperada de relaxamento. Este jogo na verdade já é meio antigo, mas tal provavelmente sou aquele tipo de pessoa que percebe as coisas tarde, antes sempre achava que jogos de "parkour" soavam muito tensos, cheio de saltos e esquivas, com medo de ser desajeitado e bater nas paredes logo. Mas quando realmente comecei a jogar algumas partidas, percebi que ele não é o tipo de jogo que te apressa a passar fases, pelo contrário, é perfeito para correr sozinho e silenciosamente à noite. O cenário é de um templo antigo em ruínas, com colunas de pedra, videiras secas, tochas que piscam, os gráficos tão realistas que lembram cenas de filmes de aventura; nos fones só se ouvem passos e ocasionalmente o vento, o ritmo nem rápido nem devagar, exatamente aquele que seus dedos podem acompanhar sem muito esforço. Tenho um hábito estranho de jogar antes de dormir: não busco correr longe, nem penso em pontuação alta, apenas quero que o personagem continue correndo. A rota dá voltas e há obstáculos, mas você sabe que nunca tem um fim, o que me dá uma sensação de segurança. É como, às vezes, quando fico acordado de madrugada pensando em coisas confusas, mas correndo, esses pensamentos bagunçados ficam para trás, e só resta à minha frente os blocos e curvas à esquerda e direita. Dá a ilusão de "mesmo que o fim não apareça, se eu continuar correndo, vou chegar a algum lugar". Hoje à noite corri cerca de doze ou treze vezes, meu melhor recorde foi pouco mais de dez mil metros, sem cansaço nas mãos nem nos olhos, e de alguma forma isso trouxe um pouco de sono. Essa sensação de aventura combina muito com a noite, como se eu estivesse sozinho atravessando corredores de um filme antigo, sem precisar pensar na trama. Com a noite silenciosa lá fora, quando algum guardião me alcança, apenas dou um pequeno susto e continuo correndo. Afinal, sou do tipo de pessoa que vive virando a noite, muitas vezes acordado às duas ou três da manhã com energia de uma coruja; antes suportava o cansaço assistindo séries, agora abro este jogo, baixo a luz, reduzo o brilho do celular, deslizo lentamente os dedos na tela, como se estivesse acalmando a mim mesmo e lentamente aterrissando.Embora não seja aquele tipo de jogo de música terapêutico, nem um modo relaxante de apenas deitar e ver a paisagem, ele tem um tipo de magia de 'correr até o sono se ajeitar sozinho'. Estou postando isso também para dizer aos que compartilham do mesmo interesse: se você é como eu, que depois do filme não quer dormir e sua mente continua a mil, por que não tentar transformar Temple Run 2 na última parada antes de dormir? Não se preocupe com aquele 'guardião demoníaco' que te persegue, afinal, essa corrida nunca termina, mas quando você estiver com sono pode largar o celular a qualquer momento, ele não vai te culpar, nem precisa apertar o botão de pausa — no instante que a tela se bloqueia, o mundo fica em silêncio. Bem, sinto meus olhos um pouco cansados, acabei de jogar a última corrida, e nem me dei ao trabalho de reiniciar quando o personagem caiu na água, apenas saí do jogo e bloqueei a tela. Hoje foi mais um dia em que fui até eu mismo dizer boa noite. Espero conseguir me virar menos esta noite, e que todos descansem cedo também, não me sigam 🌌