Primeiro, vamos falar sobre a parte de 《Second World War 2》 que mais me impressionou — os gráficos. A expressividade do campo de batalha totalmente em 3D está entre as melhores da categoria, especialmente ao puxar a câmera e ver centenas de unidades lutando nas planícies da França; aquela sensação de um fluxo de aço esmagador surge instantaneamente. Comparado ao 《Red Alert OL》, que também tem um estilo realista, o campo de batalha de 《Second World War 2》 tem mais profundidade, e o relevo do terreno não é apenas decorativo: tanques descendo montes diminuem a velocidade e artilharia posicionada em colinas tem maior alcance. Esses detalhes realmente mostram cuidado. Em termos de jogabilidade, o início de partida é a marca registrada. Cada partida começa com um desenvolvimento do zero, com centenas de jogadores em um mapa indo do nada até controlar áreas importantes, o que é muito mais amigável que o modelo tradicional de SLG, onde entrar tarde significa ser esmagado pelos veteranos. Além disso, o limite máximo de unidades pode chegar a mais de cem mil; mesmo jogando sem gastar dinheiro, posso usar táticas de ataque em massa para derrotar pequenas equipes de jogadores avançados. A sensação de sucesso em um ataque surpresa é difícil de experimentar em 《Rise of Kingdoms》 — afinal, Rise of Kingdoms foca mais em planejamento de rotas e diplomacia, enquanto em 《Second World War 2》 você realmente pode fazer microgerenciamento em tempo real e kiting 😝.
Quanto a desvantagens, o custo de aprendizado deste jogo é bem maior que 《Rise of Civilizations》. Se a linha de suprimento for interrompida ou o abastecimento não acompanhar, a moral cai e o exército reduz o ataque automaticamente e corre para trás. Da primeira vez que joguei, acabei morrendo de fome com minhas tropas principais no caminho... O tutorial básico só ensina operações básicas; conceitos avançados como supressão da linha de frente e manobras táticas precisam ser aprendidos na prática. Já em 《Rise of Civilizations》, o estilo casual de "crie soldados e ataque a cidade" é fácil de aprender, mas jogando por muito tempo, falta aquele senso de simulação histórica mais séria.
Sobre compras dentro do jogo, vou ser honesto: o modelo de 《Second World War 2》 diz que é gratuito, mas há muitos itens pagos. Felizmente, jogadores gratuitos também podem vencer os pagantes com esforço e tática; eu vi com meus próprios olhos um Tiger de alto nível de um jogador que gastou dinheiro sendo derrotado por três equipes de tanques médios quase destruídos usando o terreno a seu favor. Esse equilíbrio é muito mais confiável do que o estado iniciante de 《Romance of the Three Kingdoms Strategy Edition》, onde uma equipe de generais de laranja podia atravessar todo o mapa.
A atmosfera social é bastante polarizada. O sistema de alianças é profundo, permitindo acordos comerciais, passagem de território e assinatura de tratados de paz. Minha aliança e a aliança ao lado conseguiram, através de um tratado de não agressão, desenvolver uma divisão completa de tanques no meio de um espaço apertado.Mas jogadores solo, se não conseguirem se aliar a alguém forte, podem facilmente ser devorados como pacote de suprimentos por legiões que atacam em massa... Isso é parecido com o servidor de batalha caótica de 'Reino dos Reis', onde o social é força bruta. Por fim, uma classificação pessoal: gráficos 8,5/10, jogabilidade 7,8/10, compatibilidade com microtransações 6,5/10 (ponto negativo pelas propagandas de itens de aceleração aparecerem meio rápido), social 8,2/10. No geral, vale a pena recomendar para quem suporta estratégia hardcore e gosta de testar microgestão no campo de batalha real. Se você só quer explodir tropas de forma automática para se divertir, talvez seja melhor voltar a clicar nas filas de construção de 'Red Alert OL' para desestressar. Mas se realmente quiser experimentar a sensação de comandar centenas de pessoas no campo de batalha, 'WW2 Tempestade 2' ainda é uma refeição bem saborosa 🍚