Sem exageros ou críticas, este jogo "O Carro Mais Forte" à primeira vista parece apenas um mini-jogo de 'desentupir e mover carros', mas quanto mais você joga, mais percebe que ele é como um espelho, refletindo uma tendência nos jogos mobile que mais me comoveu nos últimos dois anos: os desenvolvedores finalmente estão dispostos a fazer a "subtração" de forma honesta. Alguns anos atrás, a tela estava cheia de valores de poder, check-in de sete dias e pop-ups de primeira recarga, parecendo que queriam colocar toda a loja dentro do tutorial para iniciantes. Agora, ao contrário, ao abrir o jogo, lá estão os carros um atrás do outro, basta tocar para movê-los, bater em um desconta moedas, e quando todos estão fora, você passa de fase. É tão limpo quanto aqueles pequenos jogos em Java da era do Symbian; naquela época, não existia nuvem para save nem garantias de sorteio, dependia apenas do prazer hardcore de passar fase por fase que mantinha as pessoas jogando.
Falando sobre o próprio jogo. Sua genialidade está na regra de 'só pode avançar na direção em que está colocado', que transforma cliques aleatórios em planejamento de posicionamento. Quando fiquei preso na décima terceira fase, do lado esquerdo um SUV vermelho bloqueava a saída, e do lado direito três carros em cadeia bloqueavam o caminho, não importava como clicasse, não dava para evitar aquela coluna. No final, percebi que era preciso primeiro mover a minivan que normalmente eu nem tocaria, que estava mais para dentro, liberando espaço para virar, só assim a frota inteira podia se movimentar. A sensação de satisfação nesse momento foi realmente mais real do que tirar um SSR.
Este jogo me lembra dos tempos em que jogava Sokoban no Nokia, também com essa mesma "crueldade gentil de não te punir pelo erro, apenas deixando você ver as moedas caírem aos poucos". Hoje os carros são feitos como pequenos modelos 3D, cada colisão tem um leve efeito de vibração, até o reflexo no capô é bem detalhado, mas a lógica central ainda é aquela simples essência de quebra-cabeça. A desenvolvedora Shenzhen Lieyou Technology Co., Ltd. está disposta a colocar uma embalagem moderna sobre essa estrutura nostálgica, e, para ser sincero, é bastante inteligente.
Do ponto de vista das grandes tendências do setor, nos últimos dois anos o mercado de mini jogos de repente renasceu, justamente porque todos estão coletivamente cansados da lógica de design de 'o tempo fragmentado deve ser preenchido por sistemas sociais e desenvolvimento de poder de batalha'. Jogos casuais de quebra-cabeça como 'O Melhor Jogo de Carros', que permitem entrada sem barreiras, jogar e parar a qualquer momento, e dependem apenas do design das fases, acabam sendo a única coisa que jogadores veteranos como eu estamos dispostos a pegar enquanto esperamos o metrô ou na fila para exame de COVID. Ele não te pressiona a entrar, não cria fadiga, e mesmo que você esqueça dele por três dias, ao voltar ainda pode continuar movendo os carros.
Claro, esse jogo também não é perfeito. As moedas são descontadas de forma bem dura, às vezes deslizo o dedo e toco algumas vezes a mais, e os mais de quatrocentos coins que acumulei com esforço desaparecem num instante, me deixando tão chateado que acabo batendo na própria coxa. Os anúncios também às vezes aparecem encostando na borda da tela, muito parecidos com aqueles panfletos que os funcionários temporários distribuíam nas ruas antigamente. Mas considerando que ele é gratuito e sem compras internas, eu deixo passar. Afinal, hoje em dia, um jogo que consegue fazer você franzir a testa apenas pelo design de uma fase está quase se tornando uma espécie em extinção.
Ontem, ao passar da quadragésima fase, estava chovendo lá fora. De repente, lembrei do verão do ensino fundamental, quando eu me escondia debaixo das cobertas brincando de Sokoban com o Nokia do meu pai, a luz da tela iluminando toda a cama com quadradinhos de pixels. Naquela época, eu achava que os jogos de celular eram janelas para outro mundo; agora, com os smartphones capazes de rodar ray tracing, a janela se tornou uma grande vidraça panorâmica, mas muitos jogos ainda fazem você querer apenas fechar a cortina enquanto está diante dela. Felizmente, pequenos jogos como 'O Carro Mais Forte' continuam me lembrando: a verdadeira diversão nunca depende de grandiosidade, assim como no simples jogo de mover carros, desde que as regras sejam sólidas, você ainda pode passar uma tarde inteira se divertindo de bom grado.
Para terminar, vou fazer uma previsão que talvez não seja muito agradável de ouvir. Com o custo de aquisição de usuários cada vez mais absurdo, as grandes empresas vão continuar competindo em jogos mobile de mundo aberto e AAA, mas o caminho para a sobrevivência das pequenas e médias empresas na verdade está em soluções inteligentes como "O Carro Mais Forte", que podem ser jogadas com apenas um dedo. Eu acho que essa tendência de alívio, que vai contra a corrente, vai durar um bom tempo. Afinal, nós que jogamos no celular há mais de dez anos, dizemos que queremos um grande mundo, mas nosso corpo, honestamente, abre essas pequenas fases antes de dormir, move um carro para fora, escuta o som claro das moedas entrando em nosso bolso, e só então sentimos que o dia realmente acabou. 😌