图片
Originalmente, eu estava rolando e vi uma fanart de um corredor de hospital abandonado, aquele sentimento de decadência misturado com a atmosfera em tons frios, instantaneamente me fez lembrar do tipo de medo claustrofóbico em Hinamizawa de "Higurashi no Naku Koro ni". Mas quando cliquei, descobri que os desenhos do jogo são ainda melhores do que eu imaginava! O olhar cansado com os olhos semicerrados do detetive, os detalhes do jaleco com algumas manchas de sangue, e aquela sombra fantasmagórica branca atrás dele — essa composição é basicamente uma estética de batalha digna de ilustração, não é mesmo!
Admito que sou do tipo de pessoa que se deixa levar pela estética: se o estilo é bom, eu me jogo, a história pode ser apreciada aos poucos, mas se não bate de primeira, desisto na hora. E em 'Casa de Vila Antiga 2', cada ilustração de personagem, até a expressão ingênua da enfermeira NPC, carrega uma sensação de estranheza 'não humana', muito parecida com os 'personagens utilitários' de certos animes depressivos. Eu gosto desse tipo de design de personagem com sensação de fragmentação; é muito mais interessante do que algumas ilustrações simplórias feitas só para serem fofas.
E a atuação dos dubladores também está ótima (embora não mostre a lista, eu consigo perceber com meu ouvido treinado aquele estilo de áudio de terror antigo), especialmente a parte em que sussurram no canto 'você também veio me fazer companhia?', eu quase joguei o controle no meio da noite usando fones de ouvido. Mas não tem jeito, por essa cara, eu aguento o medo e vou até o fim da história.
De qualquer forma, eu entrei no jogo por causa das artes dos personagens, mas acabei sendo pisoteado pela história. Agora todo dia tenho que ir ao quarto do hospital para tirar screenshots daquele médico de máscara... Alguém quer discutir de qual anime clássico essa arte dos personagens faz homenagem? Sempre acho que parece com algum personagem de "Shiki"... Para os otakus que entendem, apareçam! 🙏