Lembro quando, naquela época, ainda não havia smartphones. Como jogávamos um jogo de Três Reinos? Um cartucho no Famicom, personagens de 8 bits andando em quadrados, cidade por cidade lutando. Depois, veio o PC, e jogar 'Romance dos Três Reinos' da Koei podia durar a noite toda; naquela época, sentíamos que ser um senhor de guerra e recrutar um general já dava assunto para se gabar por meia ano. Hoje em dia, basta abrir o celular para entrar no campo de batalha, mapa 3D enorme, um tabuleiro de um milhão de quadrados. Quem acreditaria que tudo isso veio direto da era do Famicom? 😄
Para ser honesto, na primeira vez que entrei no mapa de 《神将三国》, eu fiquei meio confuso. Irmãos, 1 milhão de quadrados é que tipo de conceito? Na época em que eu jogava Romance dos Três Reinos, um mapa com trinta a cinquenta cidades já era considerado luxuoso. Agora, eles te dão toda a região de Jiuzhou de uma vez, com montanhas, rios, pontos estratégicos todos incluídos. Você realmente consegue sentir o que significa 'o céu é o limite para os pássaros voarem' 😎. Sem exagero, nos dois primeiros dias eu apenas vaguei pelo mapa, curtindo a paisagem por duas horas e nem fiquei entediado.
Vamos falar mais sobre a cidade principal e os exércitos. Lembram-se de quando jogávamos 'Sango Heroes'? Queria comandar tropas? Beleza, mas primeiro tinha que juntar o pessoal direitinho; os tipos de soldados eram só aqueles, e subir ao máximo era o ápice da habilidade. E agora? A variedade de combinações de tropas é enorme; além de cada tipo – infantaria, cavalaria, arqueiros e estrategistas – ter suas habilidades especiais, ainda existem relações de vantagem entre eles, e os generais têm várias habilidades que podem se combinar. Para um novato, pode realmente exigir um tempo para pensar. Para alguém como eu, veterano desde a era do FC, essa profundidade é especialmente acolhedora, afinal na nossa época jogar exigia realmente usar o cérebro. Não é como alguns jogos atuais que fazem tudo automatico com um clique, e você só espera seus números subirem; isso não é estratégia, isso é só olhar um PPT 🤷
Mas o que mais me emociona mesmo é o 'sabor humano' deste jogo. Naquela época, jogando os jogos de estratégia de um jogador de Três Reinos, a maior coisa que você podia fazer era competir com a IA do computador: vencer o computador para enfrentar um computador maior, ficando sozinho na frente da tela se divertindo sozinho. Agora é diferente, em cada cidade no mapa grande há pessoas reais por trás — aliados que te chamam de irmão, inimigos que atacam suas terras no meio da noite, e aqueles que dizem que vão cultivar e desenvolver, mas secretamente acumulam tropas, os 'velhos espertinhos'. Esse tipo de jogabilidade sandbox em tempo real, sinceramente, é basicamente levar a diversão de antigamente, quando um grupo de amigos alugava uma sala de internet para jogar juntos, para o celular; você pode, a qualquer hora, a qualquer lugar, gritar: 'Reunam-se, irmãos, vamos para a guerra!' Não tem igual 😂
Claro, como alguém que já passou por isso, eu meio que sei que alguns jogadores se preocupam com questões de gastar dinheiro no jogo. Afinal, o desenvolvedor de "Shen Jiang San Guo" é a Guangzhou 4399, e muitos jovens, ao ouvir "4399", logo lembram dos joguinhos de navegador que jogavam escondidos quando eram crianças. Eu quero dizer algo justo, isso foi tudo há muitos anos; eles agora fazem jogos para celular de forma muito mais séria, e o modelo de pagamento é zero. Zero, irmão, quer dizer que você pode baixar o jogo sem gastar nada e testar, se achar divertido aí sim se dedicar, de qualquer forma não vai perder nada, certo? Se não gostar, deletar também não dói, o custo de tentar é tão baixo quanto jogar de graça 🤣
Jogos, no fim das contas, são apenas uma forma de entretenimento, mas ao longo de todos esses anos, minha obsessão pelo tema dos Três Reinos nunca passou. Não tem jeito, quem disse que a nossa geração não começou seu aprendizado histórico a partir de alguns nomes — Juramento de Irmandade de Taoyuan, A Longa Jornada de Um Cavaleiro Solitário, Queima de Chibi — essas histórias estão gravadas nos ossos. Naquela época, quando meu pai me ensinava a ler, ele abria os quadrinhos de "Romance dos Três Reinos"; agora, no meu celular, posso comandar milhares de tropas em batalhas pelo controle de toda a China, os tempos realmente mudaram.
Mas felizmente, o desejo de conquistar não mudou. Não importa se você é um veterano como eu, que veio desde o Famicom, ou um novo amigo que começou a jogar jogos de estratégia mobile há menos de dois anos, todos neste tabuleiro de milhões de quadrados têm o mesmo objetivo — reunir os irmãos e ir em frente! Se realmente pudermos lutar aqui novamente com os velhos amigos de antigamente, então já valeu 😌
Por fim, quero dizer algo do fundo do coração: hoje em dia, são poucos os jogos móveis que conseguem nos fazer, os velhos de sempre, parar e estudar com atenção, e 'Shen Jiang San Guo' é um deles. Venha dar uma olhada, quem sabe você não será o próximo Senhor de Jiu Zhou? De qualquer forma, eu já estou um passo à frente, esperando por vocês lá dentro, então não me culpem se eu for muito agressivo, hahahaha! 🔥