图片
Quando vi "Guardiões Estelares" pela primeira vez, minha reação inicial foi: mais um jogo de torre de defesa com reskin, né? Mas depois de jogar por duas horas, eu não encontrei nenhuma janela de recarga, não vi a primeira recarga de seis reais que dava uma lenda, nem o pacote diário de três peças da assinatura mensal ou do passe de batalha, e nem o ícone de nível VIP conseguia achar. Eu quase chorei de emoção, em pleno ano de hoje ainda existe jogo móvel que tem coragem de fazer isso?
Você diz que não vai gastar dinheiro e tudo bem, mas a jogabilidade acaba sendo realmente boa. O cenário é que a humanidade foi empurrada de volta ao espaço pelos zergs, e você lidera uma frota de soldados sobreviventes montando bases pelo universo, enquanto desenvolve tecnologia e armas e constrói tropas, avançando fase por fase para empurrar os enxames de volta. É aquele esquema de defesa de torre, mas há muitas coisas para gerenciar — formação da frota, treinamento do corpo de guarda, organização da linha de produção das fábricas, como distribuir recursos, onde colocar torres, como contrabalançar os tipos de unidades, cada decisão exige raciocínio. Especialmente nas fases finais, os zergs vêm como uma maré; se você não preparar a linha de defesa com antecedência e estragar a ordem das melhorias tecnológicas, ele vai simplesmente destruir sua base como um fogo de artifício. Essa sensação de depender da estratégia em vez de dinheiro, é perfeita.
Hoje em dia, os jogos de tower defense no mercado fazem você querer tirar cartas para completar heróis de seis estrelas, reciclar fragmentos até enjoar, e se você não pagar, trava no progresso, e então surge um pacote limitado: falta só um passo para passar, só 648. Eu fiquei enojado. Vocês estão fazendo um jogo ou um produto financeiro? Passam o dia todo estudando como enganar a carteira dos jogadores, não como fazer algo divertido. 'Guardiões Estelares' dá um tapa na cara desses jogos, ele te mostra: meu modelo de cobrança é zero, eu só dependo da jogabilidade e dos níveis para manter as pessoas. Nem conheço a equipe oficial, mas só pelo fato de vocês ousarem não criar um sistema de microtransações, eu os respeito demais.
Claro que não estou dizendo que é perfeito, a arte não é de primeira, o estilo de UI é meio antiquado, e a sensação de impacto é só regular, mas nós jogamos para a estratégia e o desenvolvimento, não para ver efeitos especiais ou fazer encontros às cegas. Além disso, é um jogo gratuito que não força compras, o que já é um grande respiro para a indústria 😤. Eu agora entro todos os dias para ajustar a frota, testar algumas novas formações, e quando os insetos atacam, ver os lasers e mísseis voando é muito mais agradável do que cartas brilhando. Pelo menos cada ponto de poder que tenho é fruto do meu próprio gerenciamento, não do saldo do cartão de crédito.
Enfim, se você quer encontrar um jogo de estratégia para um jogador, que não exige gastar dinheiro nem interação social, e que depende apenas da sua inteligência, experimente 'Guarda Estelar'. Lembre-se, você é o comandante, não o cordeiro. A frota já está pronta para partir, chefe, dê as ordens. O quê? Pergunta se este jogo é confiável? Claro que é, de qualquer forma eu nem tenho como fazer compras dentro do jogo, querendo ser explorado nem encontro a faca 😅