Naquela época ainda não havia smartphones, a tela estava cheia de blocos de pixels, e o volante ainda precisava ser girado manualmente. Agora, tudo bem, qualquer jogo tem pacotes de instalação de dezenas de GB, a qualidade gráfica consegue mostrar os poros, mas por que eu não consigo recuperar aquele entusiasmo de antigamente?
Quanto é grande este 'Super Driving'? Depois de instalado, são apenas algumas centenas de megabytes. Mas é exatamente esse pequeno programa que me fez passar três noites em claro com esses ossos velhos.
Você me pergunta o que eu busco? Busco aquela sensação de segurança que se desenvolve aos poucos. Começando por um ônibus velho, levantando às seis da manhã para pegar o primeiro horário, observando os passageiros virtuais subirem um a um, passarem o cartão, chegarem ao ponto e descerem. O som do limpador de para-brisa no vidro, feito para parecer real. Nos velhos tempos, quando jogávamos, onde já tínhamos efeito de chuva 3D em um jogo? Tudo dependia da nossa imaginação, e quanto mais imaginávamos, mais prazeroso era.
Hoje em dia, esses grandes jogos sempre te fazem salvar o mundo, ora matando dragões, ora migrando para outros planetas. Não cansa? Eu só quero tranquilamente ser um pequeno dono de empresa de ônibus, pensando qual linha tem mais gente, quando devo colocar horários extras. É como nos velhos tempos, quando saíamos da escola e ficávamos na beira da rua vendo o ônibus chegar, contando as pessoas e tentando adivinhar quanto o motorista ganharia hoje — aquela felicidade simples, acho que as crianças de hoje provavelmente não conseguem sentir isso.
A maravilha deste jogo é que ele não te obriga a gastar dinheiro, a cobrança está escrita como 0. Hoje em dia, onde ainda existem coisas boas e gratuitas? Naquela época, jogávamos no Famicom, um cartucho podia ser jogado por um ano, porque só havia aqueles poucos jogos. Agora, com centenas de aplicativos no celular, acabamos passando o tempo sem saber o que jogar todos os dias.
Para ser honesto, no começo eu até meio que desprezei o que essa tal de 'Shenzhen Tianyi Summer Network Technology Co., Ltd.' havia feito, afinal, parecia uma empresazinha de nada. Mas quando comecei a jogar, percebi que eles realmente capturaram de forma autêntica a sensação trivial de dirigir um ônibus. À noite, ao encerrar o turno e levar o ônibus de volta à garagem, acender um cigarro e olhar o relatório de fechamento, aquela sensação de realização é muito mais gratificante do que aqueles jogos que sobem de nível com um único golpe até 999.
Lembro-me do ano em que 'Densha de GO' foi lançado; eu também fiquei assim tão obcecado. Naquela época, só um painel de controle já podia me ocupar por horas, agora podemos simular qualquer coisa, mas a mente das pessoas não consegue mais se acalmar. Este 'Super Driving' me fez recuperar um pouco daquela sensação de antes — não é preciso competir com ninguém em poder de batalha, não é necessário gastar dinheiro para tirar cartas, apenas gerencie seu reino de ônibus calmamente.
Recomendo para aqueles irmãos mais velhos que, como eu, estão cansados de jogar. Também recomendo aos jovens, para que vejam, sem frescuras, o jogo ainda pode ser divertido. Antigamente, não tínhamos tantas opções assim, mas cada jogo que jogávamos era como um tesouro. Hoje em dia os jogos estão cada vez maiores, mas onde foi parar aquela criança que passava a tarde inteira jogando Contra em frente à TV?