图片
Para ser honesto, no momento em que vi a interface de 《Âncora Chegando》, fiquei um pouco atordoado. Tenho trinta anos, geralmente estou ocupado com o trabalho e não tenho muito tempo para jogar, mas sempre mantenho um ou dois jogos no celular. Desta vez, vi por acaso alguém mencionando em um grupo antigo de jogos que este jogo tem um gostinho do que se sentia ao jogar a série 《Final Fantasy》 na época, então decidi baixar com a mentalidade de apenas experimentar.
Sem exageros, sem críticas negativas, assim que entrei no jogo, aquela perspectiva lateral 3D me deixou pasmo por alguns segundos. Minhas memórias imediatamente voltaram para os dias em que eu jogava com o Nokia N73. Naquela época, não existiam os jogos móveis de hoje com efeitos de luz ao máximo; os RPGs que rodavam no sistema Symbian, limitados pelo desempenho do aparelho, eram todos em estilo pixelado, gráficos em matriz, o personagem andava de forma travada, e ainda era preciso esperar a barra de espera ao enfrentar monstros. Mas por que naquela época éramos tão viciados? Lembro de um jogo chamado 'Seven Nights', em que eu passava todo o recesso de inverno usando a stylus para jogar, e aquela sensação de poder salvar a qualquer momento e atacar monstros de surpresa, acelerando meu coração, hoje em dia os novos jogadores talvez nem consigam entender.
Falando sobre 『Anchor Arrival』 em si. O jogo foca em garotas bonitas de ficção científica e cartas estratégicas, a jogabilidade é bastante engenhosa, transformando o tradicional turno em meio em tempo real. Ou seja, não é você corta uma vez, eu corta uma vez de forma rígida, mas a barra de habilidades de ambos os lados corre em tempo real. Quando chega no ponto de ação, você precisa decidir rapidamente: usar habilidade para interromper o grande ataque do inimigo, curar um pouco ou aplicar um escudo primeiro. Para ser honesto, esse sistema é um sopro de ar fresco nos jogos de cartas móveis atuais. Jogar exige um pouco de raciocínio, especialmente ao lidar com restrições de atributos; escolher a pessoa errada e insistir realmente pode causar uma derrota.
No aspecto da história, trata-se de nós interpretando o oficial de corrente da 'Agência de Segurança Lestans', lutando lado a lado com um grupo de soldados AIMBS contra a raça alienígena 'Shuguer'. Embora esse tipo de enredo principal de defesa da civilização humana seja muito comum, os diálogos dos personagens são bastante calorosos. Por exemplo, algumas conversas dos soldados na sala de descanso podem falar sobre batalhas passadas ou suas opiniões sobre novos equipamentos, o que me faz lembrar daqueles jogos de RPG da época do Saipan que sustentavam o mundo apenas com textos. Naquela época, não havia vozes completas, tudo era olhar para uma tela com letras pequenas e imaginar a história, imaginando os personagens aventurando-se pelo vasto espaço sideral. Os textos deste jogo têm um certo estilo simples de contar histórias, sem parecer forçado.
Em termos de artes plásticas, eu não entendo muito os termos técnicos, mas a sensação subjetiva é que as ilustrações dos personagens são bem detalhadas, e as cenas de batalha também são fluidas, sem aquela sensação barata de jogo para celular. As modelagens durante os movimentos e ao usar habilidades na batalha, com as mudanças de câmera, são limpas e rápidas, agradáveis de assistir. Não me leve a mal por estar com trinta anos, mas ainda assim eu admiro silenciosamente gráficos de alta qualidade como esses. Lembro de quando jogava a versão Java de "Xuan Yuan Sword", a imagem era feita com 256 cores, e os efeitos de uma habilidade piscavam por um bom tempo, mesmo assim nós ficávamos fascinados. Ah, envelhecer faz a gente ficar nostálgico.
No que diz respeito aos benefícios, este jogo realmente não economiza. No início, basta inserir srvip666, slvip666, clvip666 ou outros códigos de troca, e os recursos de iniciante que você recebe são realmente muitos, permitindo acumular várias tentativas de gacha de dez vezes. Para jogadores como eu, que gastam pouco, isso dá uma boa impressão. O sistema de desenvolvimento do jogo é realmente mais profundo, exigindo pensar na combinação de habilidades e nos atributos dos equipamentos, mas o ritmo não é forçado e também não há aquele negócio irritante de travar se não gastar dinheiro. Fazer as tarefas diárias, deixar no modo automático e lentamente desenvolver os personagens que você gosta é bastante tranquilo.
Eu trouxe o tópico de volta para aquela fase de nostalgia. Na verdade, jogando jogos de celular hoje em dia, frequentemente me sinto impaciente. Muitos jogos têm gráficos extremamente bonitos, mas o núcleo é vazio, e depois de dois dias de jogo já enjoa. 《Âncora Chegando》pelo menos me fez encontrar aquela sensação pura de antes, quando ficava na frente do celular explorando a história aos poucos e estudando as estratégias. Embora não se possa dizer que ele reproduza completamente a profundidade daquelas obras-primas da era Symbian, no ambiente acelerado e de pagamentos constantes de hoje, ter um jogo que se preocupa com a jogabilidade e traz um toque de avaliação hardcore retrô, para um jogador antigo como eu, é uma surpresa inesperada.
Além disso, só para mencionar de passagem uma atualização do setor, ouvi dizer que o desenvolvedor deste jogo, Anchor Network, é uma equipe nova, e conseguir esse nível de qualidade realmente merece incentivo. Hoje em dia, qualquer jogo mobile quer fazer um mundo aberto, como se o celular pudesse se tornar um console, e acabam negligenciando a essência da jogabilidade e do design de níveis. Este jogo volta à velha abordagem de 'escolher personagens, organizar formações e observar o momento certo', e, na verdade, isso me faz jogar com bastante tranquilidade. 😌
Ok, depois de tanto falar, falando a verdade, se você também quer encontrar um jogo que não seja complicado, mas que precise de um pouco de estratégia, que você possa deixar rodando para evoluir fácil, e assistir a história sem ficar pulando de sono, então vale a pena tentar 'Anchoring Arrival'. Nós, os veteranos que passamos pela era dos celulares simples, encontrar um pouco daquela sensação de jogar escondido debaixo das cobertas também é muito bom. 😂