Para ser honesto, sinto-me um pouco confuso ao postar neste fórum de Hunter do Tempo e Espaço. Naquela época, apertando botões no PSP em Saipan, depois combo após combo no Hunter do Tempo e Espaço, e de repente já se passaram trinta anos. Agora os jogos para celular estão cada vez maiores, com mundo aberto, cross-platform, modelagem em alta definição, mas muitas vezes abrir o jogo parece estar indo trabalhar. Sem exageros nem críticas, eu até começo a sentir falta daquele tipo de jogo de ação que você podia jogar com apenas um dedo, mas que ainda tinha profundidade na jogabilidade.
Recentemente experimentei 《战仙游》, o desenvolvedor é a Qingdao Dingshang Tianji Cultural Media Co., Ltd., o modelo de cobrança é marcado como 0, e a plataforma de execução está escrita como 150. O que me atraiu não foi o marketing, mas a direção: tema de espadachim de artes marciais de estilo antigo chinês, o núcleo é atacar deslizando a tela e defender-se dos espadachins inimigos, e durante a batalha ainda é possível encantar armas, habilidades como gelo, fogo e raio podem ser alternadas. Parece simples, mas jogando na prática é um pouco divertido.
Por que se diz que ele acertou a tendência dos jogos móveis? Primeiro, operação simplificada. Hoje em dia, muitos jogos de ação para celular querem encher a tela com joystick virtual, roda de habilidades, esquiva e bloqueio, tornando os polegares insuficientes. Zhan Xian You resolve ataque e defesa deslizando a tela, com baixo custo de aprendizado, podendo jogar um pouco até no caminho para o trabalho. Segundo, combate estratégico. Encantamentos não adicionam apenas valores, gelo pode controlar, fogo pode pressionar, relâmpago pode causar explosão; diferentes espadachins exigem mudanças de estratégia. Terceiro, retorno ao tema. Artes marciais clássicas não são raras, mas o sabor do espadachim contra espadachim, respondendo aos golpes do outro, é mais do meu agrado do que muitos efeitos visuais de fantasia Xianxia.
Claro, eu também tenho que falar sobre os pontos negativos. O modelo de cobrança de jogos gratuitos é zero, e como manter a operação depois é uma questão, espero que não se torne apenas um reprodutor de anúncios, nem que de repente surja um muro de poder no futuro. Se exigirmos os padrões de estúdio de grande porte quanto aos gráficos e à sensação de impacto, certamente ainda há espaço para melhorias. Mas como um jogador veterano, estou disposto a dar um pouco de paciência a este tipo de jogo que ousa simplificar a jogabilidade e os controles.
Atualmente, o mercado de jogos para celular está realmente se dividindo: de um lado, há mundos abertos com grande investimento; do outro, experiências leves e fragmentadas. Para ser honesto, nem todo mundo consegue passar o dia inteiro em masmorras. Jogos como Zhan Xian You, ao focarem em controles de deslize, encantamentos e duelos de espadachins de forma sólida, podem acabar atraindo um grupo de jogadores que querem ação, mas não querem ficar presos. No espaço de Time Hunter, recomendo-o não porque possa substituir outros jogos, mas porque me mostrou uma outra forma de jogo de ação para celular, pequena e ágil. 🎮
Amigos interessados podem tentar, especialmente aqueles que já têm experiência com Caçadores do Tempo, deslizar a tela e girar os controles deve ser rápido de aprender. Se no futuro puderem adicionar mais combinações de encantamentos de armas e estilos de espadachim, acho que o potencial é grande. Não estou exagerando nem criticando, vou observar primeiro e depois decidir se vale a pena jogar a longo prazo. 👍