Hoje eu estava passeando pela seção de compartilhamento de música, originalmente querendo ouvir algumas trilhas sonoras de jogos independentes, mas acabei sendo atraído pelo título de um post — 'Jardim Florido'. Quando cliquei para ver, uau, não é aquele jogo mobile oficialmente licenciado de 'A Vida que Desejamos'? Como alguém que circula há anos no mundo dos jogos para um jogador, eu geralmente evito esse tipo de jogo mobile licenciado por IP, mas já que esbarrei nele, vamos conversar sobre isso.
Deixe-me esclarecer primeiro, eu odeio gastar dinheiro em gacha, odeio socialização forçada, odeio qualquer coisa que trate os jogadores como cordeiros para serem explorados. Mas este jogo indicou um modelo de cobrança: 0, plataforma de funcionamento 5.0, desenvolvedor Shenzhen Xianxian Huyu Network Technology Co., Ltd. Cobrança 0? Minha primeira reação foi 'hum, com certeza terá compras internas por toda parte', mas já que eles tiveram a ousadia de marcar 0, vamos ver afinal que tipo de coisa é este jogo.
O conteúdo do jogo é administrar uma pousada com o pequeno H, plantar flores, arrumar o jardim, receber hóspedes e jogar níveis. Parece bem tranquilo, aquele estilo bucólico. Para ser sincero, se este jogo fosse puramente uma experiência offline, sem aqueles rankings chamativos, sem te obrigar a convidar amigos para ajudar, sem energia limitada te travando, ele poderia, no máximo, ser considerado um passatempo casual jogável. Mas aí vem o problema — é um jogo mobile com licença de IP, feito por uma empresa de tecnologia de internet chinesa; você quer me dizer que não tem compras internas? Sem forçar a socialização? Eu não acredito nisso.
Mas falando sério, se ele realmente puder fazer o que a descrição diz, como simulação livre de negócios, design de jardim estético, jogabilidade de fases divertida, sem forçar microtransações nem grind intenso, pelo menos seria mais sincero do que alguns jogos de gacha repetidos. O conceito de ter o pequeno H como recepcionista é bastante cativante, afinal, quem não gosta de cachorros? Mas eu quero avisar a todos que esse tipo de jogo é mais propenso a encher você com um monte de coisas como 'pacotes limitados', 'primeira compra com bônus em dobro', 'jardim exclusivo para VIP', e coisas do tipo.
Normalmente recomendo jogos independentes, como "Stardew Valley" e "My Time at Portia", que são pagos uma vez, têm conteúdo sólido e você pode jogar centenas de horas sem se cansar. Quanto a jogos como "Huatián Xiǎoyuàn", sou mais cauteloso. Se você realmente quiser experimentar a gestão de uma fazenda e não quiser gastar dinheiro, pode tentar, mas não crie expectativas muito altas. Afinal, licenciados oficialmente + mobile + gratuito, essas três palavras juntas, na maioria das vezes, significam que você vai trocar tempo ou dinheiro por diversão.
No aspecto musical, a OST desse tipo de jogo geralmente segue uma linha calorosa e reconfortante, com piano e violão, agradável de ouvir, mas sem muito ponto memorável. Se algum expert na seção tiver transcrito a partitura, vale a pena dar uma olhada, pode ser mais interessante do que o próprio jogo.
Enfim, o caçador solo hoje não encontrou tesouros, mas acabou pisando em uma bomba. Se vocês realmente querem procurar jogos independentes, não os procurem em jogos de IP para celular, vá para o Steam ou itch.io, esses sim são nosso território. Huatián Xiǎoyuàn? Eu aconselho você a observar primeiro, espere alguém testar antes de decidir. Acabou, acabou, vou ouvir o OST de "Azure" para limpar meus ouvidos.