Alguns dias atrás, estava limpando a memória do celular e vi que qualquer jogo móvel agora ocupa mais de dez gigabytes. Lembro que naquela época meus cartuchos do pequeno console eram tão pequenos que dava para contar nos dedos. Naquele tempo ainda não havia smartphones. Um cartucho de 'Contra' poderia ser jogado em revezamento com os amigos até anoitecer. Quem pegasse um cartucho novo era o garoto mais descolado da rua. E agora? Meia hora para baixar, meia hora para atualizar, meia hora para o tutorial inicial, e depois fazer as tarefas diárias parece que estou cumprindo um expediente, e a diversão sinceramente não sei para onde foi. 😮💨
Recentemente, andei navegando pelo fórum e vi este 'Grupo de Caçadores Aprendizes'. O desenvolvedor é a Hainan Youjie Entertainment, o preço estava marcado como 0, e a plataforma tem nota 5.0, então pensei em dar uma chance. Quando entrei, gostei logo de cara. A história é mais ou menos assim: um outro mundo que era relativamente pacífico, de repente sete demônios invadem e transformam sete reinos em demoníacos, e o povo também é corrompido; os reinos ainda se atacam entre si, dando um clima de fim do mundo. Você é o herói despertado pela sacerdotisa elfa Alice, viajando pelo Continente Fragmentado em uma nave do tempo para derrotar os demônios. Original? Não. Mas para mim, que venho da era do NES, isso é o que eu gosto: salvar o mundo, simples, mas empolgante. 😆
Não tem aquela sensação opressiva de ser inundado por dezenas de sistemas e pontos vermelhos desde o início. Modo pago zero, pelo menos eu não era obrigado a gastar dinheiro jogando, o que é muito amigável para homens de meia-idade. Jogue algumas rodadas em tempo fragmentado; se não conseguir vencer, jogue um pouco, assista à história e encontre tempo para ir a vários continentes quebrados para lidar com demônios. Os gráficos não são do tipo em que seu celular fica superaquecido com recursos, mas tem tudo que você precisa, e os personagens e monstros são bastante agradáveis aos olhos. O mais importante é que me lembra que jogar era só jogar — não bater o ponto, não pesquisar pacotes de presente para recarga, não correr atrás de todo tipo de tarefas diárias.
Claro, a gente também não pode exagerar e chamar de obra-prima, não é uma produção que revoluciona a indústria, é só um passatempo pequeno para se divertir um pouco. Mas falando nisso, agora os jogos estão cada vez maiores, mapas grandes, mundo aberto grande, pacotes de instalação grandes, só a diversão que às vezes fica cada vez menor. 『Grupo de Caçadores Aprendizes』 é justamente o oposto, sem tanto enfeite, começa logo com outro mundo, demônios, heróis, nave do tempo, simples e direto, o mesmo princípio de jogar colocando moedas no fliperama antigamente. 🎮
Então recomendo para todos que estão procurando por um pouco de diversão leve, especialmente para aqueles como eu, velhos jogadores que cresceram jogando no Famicom, Subor e fliperamas. Não fiquem só olhando para aqueles grandes jogos de dezenas de GB, às vezes experimentem esses jogos menores, talvez consigam recuperar um pouco da alegria de antigamente. Vocês têm jogado recentemente algum jogo que não seja grande, mas seja bastante agradável de jogar?